Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis celebra a cultura tcheca e eslovaca

14/11/2023 - 17h01min

Descerramento da Placa em Homenagem aos 15 Anos da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB) (CRÉD. MARCELO MOURA)

1º Festival Tcheco e 12º Festival de Cultura Tcheca & Eslovaca foi grande sucesso

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Nova Petrópolis foi o epicentro de um marco histórico: o 1º Festival Tcheco no Brasil e o renomado 12º Festival de Cultura Tcheca & Eslovaca na América Latina. Realizado pela primeira vez em solo brasileiro, o evento aconteceu de 3 a 5 de novembro atraiu mais de 200 participantes de diversas origens, promovendo dias intensos de aprendizado, oficinas, trocas culturais e novas experiências.
A emoção e o orgulho dos participantes foram evidenciados pelas palavras do Cônsul da República Tcheca em São Paulo, Viktor Dolista, e do Cônsul Honorário em Porto Alegre, Fernando Lorenz de Azevedo, que enalteceram a qualidade da organização e expressaram gratidão pelo acolhimento em Nova Petrópolis.
A jornada teve início com um Coquetel de Confraternização no Espaço Sicredi Nova Petrópolis, onde o presidente da Associação dos Descendentes de Imigrantes da Boêmia (ADIB), Guilherme Stopassola Thiele, e a comissão organizadora deram as boas-vindas em clima de união e amizade. A diversidade musical marcou a abertura oficial, com o Grupo Pramen, de São Paulo, e o Dueto Argentino, formado por Daniel Inger e Natan Klenovsky, animando a noite de confraternização entre tchecos, eslovacos, brasileiros, argentinos e uruguaios.

ATIVIDADES – O segundo dia foi repleto de momentos intensos, começando com a Abertura Oficial na presença de autoridades diplomáticas, municipais e representantes de associações. Destaque para as homenagens do Check Accordion Trio, emocionando com os hinos da República Tcheca, Eslováquia e o Hino Nacional Brasileiro.
O sábado também contemplou oito oficinas teórico-práticas, master class de acordeão com o Check Accordion Trio, e a Noite Cultural Pomeráda Boêmia, que lotou a Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil com apresentações folclóricas e homenagens aos Pioneiros da ADIB.
O último dia brilhou com visitas a locais históricos, como o Sítio Histórico Padre Amstad e o Museu da Família Hillebrand, proporcionando uma imersão na rica história e cultura local. A cerimônia de encerramento no Jardim do Moinho foi marcada pela leitura da Carta de Intenções, descerramento da Placa em Homenagem aos 15 Anos da ADIB e apresentações emocionantes do Böhmerlandtanzgruppe e do Coral Concórdia.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.