Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis inaugura Farmácia Municipal nesta quinta-feira

15/11/2023 - 10h30min

Farmácia será inaugurada na tarde desta quinta-feira (CRÉD. ADRIANA RABASSA)

Serviço é referência em assistência farmacêutica na rede pública de saúde

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – Nesta quinta-feira, 16 de novembro, Nova Petrópolis passará a contar com uma Farmácia Municipal, com a finalidade de qualificar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde. O novo serviço é credenciado ao programa Cuidar +, do governo do Estado, e irá funcionar das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia. A cerimônia de inauguração acontece na quinta-feira, às 16h, em frente à Farmácia, na Rua 7 de Setembro, 350, ou em caso de chuva na Rua Coberta. Com a centralização na Farmácia Municipal, gradualmente a dispensação de medicamentos deixará de ocorrer nas unidades básicas de saúde (UBSs). A mudança ocorre pela ausência de profissionais farmacêuticos nos postos de saúde.
Para a instalação, a Prefeitura aderiu ao programa Cuidar + do governo do Rio Grande do Sul, que visa a transferência de recursos financeiros para fomentar o cuidado farmacêutico. Por meio da iniciativa, foram repassados a Nova Petrópolis R$ 100 mil, valor que está sendo utilizado na implantação da unidade. O Município já investiu aproximadamente R$ 79,4 mil para realizar obras de reforma no prédio, na aquisição de mobiliários e instalação de corrimão para acessibilidade. A Farmácia Municipal terá uma equipe formada por dois farmacêuticos e uma auxiliar de farmácia – com formação como técnica de enfermagem também. A Secretaria de Saúde está contratando mais um profissional para reforçar o quadro de pessoal do serviço.

O QUE MUDA? – De imediato, a UBS Centro/Alpina e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) deixarão de fornecer medicamentos a partir desta quinta-feira, orientando seus usuários a se dirigirem até a Farmácia, localizada na Rua Sete de Setembro, 350, ao lado da Prefeitura.
Nos postos de saúde do interior e dos bairros, a mudança na dispensação será gradativa, começando por medicamentos que necessitam de receita médica controlada e pelos antibióticos. Até 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde pretende encerrar a entrega desses materiais nos postos e centralizar apenas na Farmácia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.