Geral
NP 68 ANOS: Linhas Brasil e Araripe promovem a maior festa do interior, a Festa do Figo
Ela existe desde a década de 1970 e reúne dezenas de produtores locais
Entre o final de janeiro e o início de fevereiro as comunidades de Linha Brasil e Linha Araripe se unem para promover a edição anual da Festa do Figo, que chegou a 48ª edição em 2023. São aproximadamente 50 anos da festa que une produtores das duas localidades que expõe suas variedades de figos intercalando entre as sociedades de Linha Brasil e de Linha Araripe, a segunda que recebeu a festa neste ano.
O tradicional evento conta ainda com exposições de demais produtos rurais, muitas derivadas do próprio figo, o protagonista da festa. Também é momento de negócio, já que o evento conta com exposição de equipamentos agrícolas. Apresentações culturais e musicais completam o evento que retornou após dois anos sem poder ser realizado.
FEIRA DE EXPOSITORES – A festa dura dois dias e a abertura ocorre na manhã do primeiro. É tradição que, logo após a solenidade, o público visite a Feira de Expositores onde poderão encontrar, além de produtores orgulhosos com a colheita, as mais incríveis variedades de figos. A feira anuncia seus vencedores no início da tarde de sábado, quando os vencedores ostentam suas faixas juntas aos figos premiados.
Religião e baile
Completando a programação, a Festa do Figo tem evento religioso e bandas de baile. A celebração religiosa ocorre na manhã de domingo. Já as bandas se apresentam no domingo à tarde, na chamada domingueira. Neste ano o baile foi animado pelas bandas Brilha Som, Wilseu Pause e Alma Nova.
*material faz parte do Especial Nova Petrópolis 68 Anos, que circulou nesta terça-feira, 28 de fevereiro