Conecte-se conosco

Destaques

O grupo de WhatsApp que ajudou nas prisões de criminosos em Dois Irmãos

Moradores flagraram carro dos suspeitos e polícia conseguiu efetuar as prisões (Cred. Melissa Costa)

Dois Irmãos – A segurança pública é dever do Estado, assim como de direito e responsabilidade de todos. E Dois Irmãos demonstrou isso na prática dias atrás, quando dois criminosos foram presos em flagrante pela Brigada Militar com apoio fundamental de moradores do bairro Bela Vista. Após um arrombamento ocorrido no dia 21 de janeiro, o qual causou um prejuízo aproximado de R$ 15 mil para as vítimas, moradores se uniram e criaram um grupo de WhatsApp para ajudar na segurança do bairro. A vítima reuniu mais vizinhos, entre eles, um tenente da reserva da BM e o comandante da BM de Morro Reuter, sargento Gilson Borges, que reside no bairro, e passaram a troca informações. Inicialmente, eram apenas cinco moradores. Hoje, ultrapassa 50.

Moradoras, através de câmeras de segurança, conseguiram flagrar os suspeitos circulando no bairro no dia do arrombamento em janeiro e também há imagens dos dois bandidos carregando objetos, inclusive uma geladeira. “A partir dessas imagens, reunidas no grupo, tivemos conhecimento que os suspeitos estavam em um veículo Sandero branco, com calotas. A placa não foi possível confirmar, mas ter a cor e demais características já é uma grande ajuda”, comentou o sargento Gilson. Com estas informações, moradores passaram a ficar mais atentos a todos que circulavam pelo bairro, mas, em especial, aos modelos Sandero de cor branco.

SUSPEITOS FLAGRADOS CIRCULANDO

Quase um mês depois, no dia 18 de fevereiro, um dos integrantes do grupo, o tenente da reserva, percebeu a presença do veículo suspeito circulando devagar no bairro, como se estivesse observando as casas. Imediatamente, ele avisou os moradores por áudio e passou a monitorar o carro. Até vê-lo entrar no pátio de uma casa, na qual os residentes estavam trabalhando. A Brigada Militar chegou rapidamente no endereço e flagrou a dupla de bandidos já tentando fugir, com os objetos das vítimas dentro do carro – o Sandero branco. À noite, vizinhos conseguiram imagens com os bandidos circulam às 9h30 e às 13h, além das 14h30 – hora do crime.

Foram presos no dia 18, Gelson Luiz Poncio Oliveira, 53 anos, e Paulo Cesar Silvério Henrique, 45, ambos com extensa ficha criminal. Gelson foi preso logo que a BM flagrou a tentativa de fuga.