Conecte-se conosco

Geral

Rachadura no pórtico de Estância Velha desperta atenção

23/02/2022 - 08h53min

Atualizada em 23/02/2022 - 10h58min

Pórtico foi construído em 2010 (Crédito: Daiani Aguiar)

Obras de revitalização na entrada do município, devem iniciar em fevereiro

por Daiani Aguiar

A entrada de Estância Velha vai receber uma grande transformação. A partir de um projeto em licitação, o pórtico e toda a área em torno dele serão revitalizados. As novidades prometem cumprir o objetivo de recuperar a beleza do trecho, com previsão de serem iniciadas neste mês.

Desde quando foi construída em 2010, a estrutura não recebeu mais atenção. No entanto, há cerca de três meses, o local passou por obras para aplicar o bloqueio do cruzamento de acesso à RS-239. A mudança, que já contemplava o projeto de revitalização, visou garantir mais segurança no tráfego.

 

Atualmente, há fissuras no concreto, mas que não comprometem a estabilidade, de acordo com a secretária de Planejamento Urbano, Laura Leuck. As mudanças de recuperação vão ser aplicadas em toda a extensão do viaduto até o ponto de ultrapassagem do pórtico, no sentido Centro.

 

O que esperar

 

O contrato que viabiliza a primeira etapa das obras já foi assinado. Iniciará com instalações elétricas de postes novos e outros realocados, entre a rua José Taliba Torres até a BR-116. Toda a estrutura receberá iluminação led, revestimento e pintura.

 

Também contará com paisagismo, por meio da plantação de árvores e flores. Além da construção de muretas para passeios públicos e trânsito de pessoas. “Vai devolver o orgulho e a autoestima para a comunidade. Essa é uma preocupação nossa desde o ano passado, que buscamos deixar a cidade mais bonita e acolhedora”, pontua o prefeito Diego Francisco.

 

Projeto

 

O projeto, que aguarda licitação da segunda etapa, iniciou com o investimento de R$1.136.000, mas está reduzindo custos. Ele foi elaborado pela arquiteta Muriel Dilly, parceira da prefeitura. Já a engenheira responsável pela Secretaria de Planejamento Urbano, é Gisele de Amaral Canary.

Trânsito

De acordo com a Administração, as obras terão o apoio da Guarda Municipal, para isolar o trecho parcialmente. Caso haja necessidade, a rodovia será totalmente interrompida, mas de forma breve.

 

Rachaduras do pórtico podem ser notadas de longe (Crédito: Daiani Aguiar)

 

Projeção de como ficará a entrada da cidade (Crédito: Divulgação/ PMEV)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.