Conecte-se conosco

 

Notícias

Os exemplos de Nova Petrópolis para economizar água

Nova Petrópolis – É verdade que a água tem sido um recurso muito mais valioso e apreciado nos dias atuais, e por isso, a necessidade de sua preservação e uso consciente para que ela não venha a faltar. Por outro lado, seu uso é fonte de renda para muitas pessoas, como é o caso de Dirceu Schuster, dono de uma lavagem de automóveis e tapetes no Centro do Município.

Para realizar seu trabalho, são gastos muitos litros de água, porém, ele afirma que toda a água utilizada nas lavagens vem de poço, e não da Corsan. Ainda assim, o número de clientes diminuiu um pouco. “Tem clientes que perguntam de onde é a água, e quando falo que é de poço, eles deixam o carro pra lavar. Já teve quem me falou que se fosse da Corsan ele não deixaria. Tem pouca água, não podemos ficar gastando”.

E apesar da água ser de poço, não há espaço para desperdício. Durante o tempo que Schuster conversava com nossa reportagem, os funcionários realizam o trabalho com panos e baldes nos carros que estavam no local.

Já um proprietário de um restaurante na área central, diz que faz o possível para não desperdiçar, mas que é muito difícil reduzir o consumo de água, pois ela é necessária para o trabalho. “Nós precisamos lavar louça todos os dias, várias vezes. Não tem como ficar com os pratos, as panelas sujas”, contou. Apesar disso, toma cuidado para que o recurso não seja usado de maneira errada, não somente agora, mas sempre.

Utilização da água da chuva

O gerente de marketing da Cooperativa Piá, Tiago Haugg, disse que a empresa não utiliza água da rede para sua produção industrial. “Temos captação de água da chuva para utilizar em limpezas e nos banheiros. Açude próprio para utilização na indústria e diversos poços captam água dentro da área da fábrica”, falou.

Haugg também afirmou que há reutilização de água interna, tratada na própria estação de tratamento de esgoto e estação de tratamento de água.