Polícia
Golpistas se passam por policiais e fazem encomendas em Dois Irmãos; entenda
A Delegacia de Polícia de Dois Irmãos emitiu um alerta na manhã desta sexta-feira (30) para proprietários de estabelecimentos comerciais que atuam com serviços de tele-entrega. Segundo o delegado Felipe Borba, criminosos estão aplicando golpes em nome da Polícia Civil, usando a identidade da própria delegacia como isca para enganar comerciantes e obter dinheiro via PIX.
De acordo com a investigação, os golpistas se passam por policiais civis, realizam pedidos de produtos para serem entregues na sede da Delegacia e, no momento da entrega, alegam problemas com o pagamento. Em seguida, solicitam troco por meio de transferência via PIX, usando justificativas como erro na transação ou empréstimo para uma necessidade pessoal.
Os casos têm se repetido. Conforme o delegado, apenas nesta quinta-feira (29), houve dois episódios: ao meio-dia, foi feita a entrega de flores; à noite, entregaram sushi. “Já houve época em que focaram em açaí”, acrescentou Borba.
As entregas chegam diretamente na delegacia, e os policiais só tomam conhecimento da tentativa de golpe após a chegada dos entregadores. “Por vezes, eles encomendam em horário em que não há ninguém”, explicou o delegado, o que também impede a pronta devolução da mercadoria ou a identificação imediata da tentativa de golpe.
Diante do cenário, Borba orienta que nenhum funcionário ou entregador deve aceitar esse tipo de solicitação. “Orientem seus funcionários e entregadores a não aceitarem este tipo de transação. Na dúvida, contatem imediatamente a Delegacia de Dois Irmãos”, reforçou.
O telefone da delegacia para contato é (51) 3584-6519.
O alerta tem como objetivo evitar prejuízos aos comerciantes locais, que podem ser facilmente enganados em função da autoridade envolvida. A Polícia Civil segue monitorando a situação e pede que qualquer tentativa ou suspeita de golpe seja imediatamente comunicada.