Conecte-se conosco

Região

64 anos de Dois Irmãos: Mallmann conduz o PMDB à vitória – duradoura

26/09/2023 - 17h57min

Material da Prefeitura publicado por conta dos 30 anos de emancipação, celebrados na gestão de Mallmann e Dexheimer

7º MANDATO – 1989 A 1992: PREFEITO JOÃO ARNILDO MALLMANN

Empresário puxou a frente e manteve o PMDB no poder por 20 anos

Mauri Marcelo Toni Dandel

No Brasil, José Sarney era o presidente e o PMDB tinha eleito a maioria dos governadores. E isso foi um dos fatores que levou à primeira vitória do PMDB nas urnas, sendo uma vitória duradoura, que manteve o partido no poder até 2008, ininterruptamente. O empresário João Arnildo Mallmann foi o grande nome do partido, não só por conduzir a primeira vitória, como por ser a grande voz do partido nas décadas seguintes, de uma trajetória gloriosa. Mallmann venceu justamente o único eleito por dois mandatos e até então imbatível nas urnas, Justino Vier, que trouxe como candidato a vice, mais uma vez, Felippe Seger Sobrinho.

EXIGÊNCIA
Entre as curiosidades, a exigência de Mallmann, a qual me foi contada há alguns anos pelo ex-prefeito Renato. E está no livro do Justino, escrito a próprio punho pelo ex-prefeito Mallmann: “única exigência? Que o vice fosse o Sr. Renato Dexheimer”. Ocorre que Mallmann era empresário, fundador da Calçados Maide, conhecido por estar a frente do Banco Agrícola, que depois se tornou Unibanco. E, Renato agregava votos, com perfil mais popular, tinha sido vereador de destaque e tinha popularidade nas ruas e nas entidades, com destaque ao 7 de Setembro e Sociedade Atiradores, por exemplo. “Fomos, com certeza, uma das melhores senão a melhor dupla que Dois Irmãos já teve a honra de colocar em sua Prefeitura”, escreveu Mallmann, destacando que a dupla parecia uma orquestra em uníssono.

DE VICE PARA PREFEITO

Neste mandato, o partido seguiu a tradição que já ocorria no então rival, Arena e PDS (PL e PSD) que era eleger o prefeito e depois elevar o vice a prefeito na eleição seguinte. Assim como o PL havia feito nos anos 60 e 70, também o PMDB fez de 1988 até os dias de hoje, com um breve intervalo de quatro anos, onde perdeu a eleição de 2008, ficando fora da Prefeitura até retornar em 2012.
Ali começou a Era PMDB à frente de Dois Irmãos, tendo Hilaria Arnold Kreuz (Educação), Larissa Engelmann Weber (Administração), Miriam Basso Lehmann (Saúde), Nelson Schneider e Marlene Nienow (Fazenda), Edmundo Artur Lorenz e Renato Dexheimer (Obras) e Paulo Fritsch (Serviços Urbanos).

PREFEITO
João Arnildo Mallmann PMDB 4.630
Justino Antonio Vier PDS 3.910
José Garcia PL 155

VEREADOR
Juarez Stein PMDB 545
Romeu Dieter PDS 405
João Alberto Stoffel PMDB 400
Leopoldo Kochann PDS 398
Arno Nicolau Berlitz PDS 383
Eliseu Arno Schneider PDS 382
Denise Maria Maldaner PDS 371
Virgílio Frederico Perius PMDB 314
José Paulo “Sabá” Meurer PMDB 313

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.