Conecte-se conosco

Região

Artistas de Nova Petrópolis questionam repintura de ovos de Páscoa gigantes

27/03/2024 - 15h06min

Atualizada em 27/03/2024 - 15h06min

Ovo repintado para a Páscoa 2024. No detalhe, ovo como era originalmente (CRÉD. GIAN BAUM e ARQUIVO)

Peças são obras de arte assinadas por talentos locais e doadas ao município em função do evento de Páscoa “Chocofest” de 2018

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – A comunidade de artistas e artistas plásticos de Nova Petrópolis está questionando a repintura de seis ovos de Páscoa gigantes, obras de arte feita por artistas locais e doadas ao município em 2018 e 2019. Os ovos foram pintados na época para serem expostos na Chocofest, então evento de Páscoa em Nova Petrópolis, e ficaram guardados até ano passado, quando foram usados nas rótulas. “[…] fato que nos causou estranheza pois, nos pareceu que ocupava lugar de decoração e não de exposição, porém, não tínhamos ideia de que realmente a atual administração do evento, e o município, responsável pela guarda das obras, as via dessa forma, como decoração de Páscoa e não pelo que realmente eram, obras de arte, doadas ao município”, diz um trecho da carta aberta assinada pelos artistas. A matéria também foi pauta na Câmara, quando a vereadora Kátia Zummach (PSDB) leu a carta aberta na tribuna.

Ovo repintado com a marca da Páscoa do município (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

ENTENDA – Em 2018, a organização da Chocofest procurou artistas moradores de Nova Petrópolis para uma parceria onde assinariam obras de arte em ovos de Páscoa gigantes. Um trabalho similar já ocorria em Gramado, porém pago. Em Nova Petrópolis a proposta era de doação do trabalho artístico, acatado pelos artistas. Em 2019, no Centro de Eventos, foram produzidos três trabalhos e em 2019 mais três.
O tema das obras era a Páscoa no munido. Assim, cada ovo representava a forma de comemoração em diferentes países. Assinaram as obras os artistas Selestino Oliveira e Valdir Maia (in memorian) – ovo Brasil e Argentina. Ednei Marx e Zana Costa – ovo da Nova Zelândia. Marley Pértile e Angela Lopes – ovo da Alemanha. Stella Moraes Áusdruck e Ricardo Jesse – ovo da Índia. Karla Pinto – ovo do Peru. O ovo da Rússia foi produzido pelo grupo de estudantes do Casarão Arte e Yoga: Ester Fritz Froehlich, Francisco Kloh de Souza, Guilherme Port, Isabela Spier Weber, Lara Costa Sanchez, Mariana Lehnen Medeiros, Micaela Kiekow Dietrich, Nicole Lange e Professora Zana Costa.

Ovo da Rússia (CRÉD. ARQUIVO)

Ovo da Índia (CRÉD. ARQUIVO)

Ovo do Peru (CRÉD. ARQUIVO)

Ovo da Nova Zelândia

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.