Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

Começo de Conversa – 03/02/2026

03/02/2026 - 06h11min

Dois Irmãos
Mauri Marcelo ToniDandel

BI-CAMERAL
-Marcel, Leite, Sanderson, Pimenta, Manuela… Quem mais vai concorrer ao Senado? Quem tem chances de ficar com a vaga de oito anos?
-Alguém me perguntou no final de semana porque a gente votará em dois senadores neste ano.
-Antes de explicar isso, deixa falar uma questão: é que o Brasil tem o sistema bi-cameral, com “dois Legislativos”, uma Câmara Federal (deputados) e o Senado (senadores). Mas, porque vota-se em dois senadores neste ano e na próxima só em um?
-Amanhã eu te conto, se prepara “para perder ‘os butiá’” do bolso! E já adianto a pergunta que não quer calar de amanhã: quem são os atuais 3 senadores do Rio Grande, tchê?

ASSEMBLEIA
Por falar em política, hoje, o Sérgio Peres, do Republicanos, vai assumir a presidência da Assembleia Legislativa. Ele foi escolhido pelo acordo de pluripartidarismo na AL, sempre com chapa única e sem disputas. Ele assume a presidência no lugar do Pepe Vargas (PT), que assumiu no lugar do Adolfo Brito (PP).

DO FUNDO DO BAÚ
-Na coluna de quinta falamos do Caiado se filiando ao PSD do Kassab e do governador Leite. Aí lembrei de uma história.
– Há um tempo atrás, conversando com alguém de São Borja, a pessoa disse assim: “meu pai era muito amigo do Caiado, que concorreu a presidente uma vez. Esse Caiado aí é filho ou neto daquele outro?”. A minha resposta: não é filho nem neto, é o próprio, pois o Ronaldo Caiado de hoje é o mesmo que concorreu a presidente em 1989.
– A ligação de Caiado com o sul do Estado é o gado. Caiado é um cara do agro, começou na política representando criadores de zebu e se mantem assim.
-Aliás, me permitem algumas lembranças. A eleição de 1989 foi a eleição mais bacana que tivemos na história. Eu era piazote e lembro de quase todos os cerca de 20 candidatos. Foi a eleição dos debates inesquecíveis entre Brizola, Maluf, Covas, Lula, Collor… Tinha o Esperidião Amim, o Silvio Santos participou um pouco e foi impugnado. Tinha o Afif, o Roberto Freire, o Enéas do Prona, o Gabeira e outros tantos.
– Isso eu lembro de cabeça, agora fui pesquisar e o Caiado, acredite, concorreu pelo PSD em 1989, mas não era o mesmo de hoje, só a sigla é a mesma.

AGRO
-Por falar nisso, estados como SC, MT, Paraná, São Paulo, Goiás e tantos outros tem candidatos muito identificados com o agro. Aqui no Rio Grande do Sul, quando foi que tivemos um governador identificado com o agro?
-Quais os deputados que tem o agro como principal bandeira? Alguns, que faziam isso, aliás, levaram alguns tombos e puxadas de tapete em eleições. Para ti ver…
– A mensagem positiva do dia, de Josué, 1: “Esforça-te e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes, porque o senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Abençoada semana!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.