Região
Comemoração do Dia da Unidade Alemã em Porto Alegre
DOIS IRMÃOS
Na noite da última terça-feira (15/10), a Catedral Metropolitana de Porto Alegre foi palco de uma celebração marcante em homenagem ao Dia da Unidade Alemã.
O evento, promovido pelo Consulado Alemão, contou com a presença do prefeito Jerri Meneghetti e do vice-prefeito Juarez Stein, que foram recepcionados pela embaixadora da República Federal da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, e pelo cônsul da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Marc Bogdahn.
A celebração deste ano foi ainda mais especial, pois também comemorou os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil e os 35 anos da queda do Muro de Berlim. A embaixadora Cadenbach destacou a profunda e multifacetada ligação entre os dois países, que remonta à primeira grande leva de imigrantes alemães para o Brasil, em 1824. Ela ressaltou que, atualmente, o Brasil abriga o maior número de falantes de alemão fora da Europa.
O evento contou com a participação de diversas autoridades e líderes empresariais, que foram agraciados com apresentações da Camerata do Instituto Ivoti, proporcionando um momento de celebração e reflexão sobre as contribuições da comunidade alemã no Brasil.
O prefeito Jerri reforçou a importância dessa conexão histórica, ressaltando que a celebração foi um testemunho da união entre Brasil e Alemanha, celebrando um legado que perdura e se renova a cada geração. “Dois Irmãos é um exemplo de como o legado dos imigrantes alemães é preservado, com o kerb de São Miguel, a rica arquitetura e a gastronomia típica, além do ensino da língua alemã nas escolas, que ajudam a manter viva essa herança cultural”, disse.