Região
Contenção no Bairro Esperança está concluída
Picada Café -As obras de contenção da Rua Carlos Utzig e desassoreamento do Rio Cadeia tiveram início no dia 28 de janeiro, com o trabalho de uma escavadeira hidráulica cedida pelo governo do Estado. Ao longo de 133 horas de operação, o equipamento atuou em duas frentes: a remoção de sedimentos da calha do rio e a construção de uma contenção de pedras de 180 metros na margem da Rua Carlos Utzig. A região foi uma das mais afetadas pelas últimas enchentes, sofrendo erosão significativa causada pela força das águas.
Além da escavadeira, o governo estadual também disponibilizou caminhões-caçamba, que somaram 195 horas de trabalho no transporte de materiais. Para agilizar o serviço, o Município contratou três caminhões-caçamba adicionais, responsáveis pelo transporte das pedras da pedreira até o local da obra. O investimento municipal incluiu ainda a aquisição de 4.079 toneladas de pedras, distribuídas em 222 cargas.
Na manhã desta terça-feira (25), o prefeito Daniel Rückert, acompanhado do vice-prefeito Max Mallmann e do secretário de Planejamento, Éderson Wickert, esteve no Bairro Esperança para vistoria as obras. No local, foram instaladas placas de sinalização para reforçar a segurança da área. A próxima etapa prevê melhorias no passeio público para os pedestres e a continuidade do desassoreamento do rio.
“Estamos felizes em resolver um problema que preocupava tanto os moradores do Bairro Esperança. Seguimos trabalhando para atender as demandas reprimidas do Município”, destacou o prefeito. As intervenções têm como objetivo minimizar os impactos das enchentes, prevenir novas erosões e garantir mais segurança para a população.