Região
Dia Nacional dos Profissionais da Educação: A vida de quem se dedica a escola
Ivoti – Instituído pela Lei nº 13.054, o dia é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações. A educação é a base para todas as profissões, mas para que ela aconteça muitas pessoas trabalham diariamente.
A professora e coordenadora do ensino médio, Patrícia Regina Fries atua diariamente com alunos que variam, desde a educação infantil até o ensino superior no Instituto Ivoti, e falou sobre como entrou na carreira escolar:
“Eu morava perto da escola quando era criança, e minha mãe também foi professora. Eu pegava os trabalhinhos, mesmo quando não estudava ainda, e fazia todos. Por isso, e pela minha mãe eu entrei na carreira.”
Dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2021 revelam que cerca de um quinto dos estudantes no último ano dos cursos de licenciatura no país não tem a intenção de trabalhar como professores. A baixa remuneração e as má condições de trabalho são fatores que pesam para a escolha da profissão que faz as profissões.
“Ser professor hoje é ter paixão pelo que faze é uma escolha, a gente entra sabendo. É na verdade uma escolha de vida, não de carreira. Professor é sempre professor” afirma Patrícia.
O papel desempenhado pelos educadores, equipe diretiva e de todos os colaboradores é fundamental para o desenvolvimento saudável dos estudantes, e a ausência da mesma no cotidiano deixa marcas:
“A gente percebe que a pandemia afetou o sócio emocional dos estudantes”
Além de ser um local para socializar, a escola também é uma segunda casa para todos que trabalham nela. E todos dentro dela tem o mesmo objetivo:
“A nossa intenção é a mesma dos pais: é ver os estudantes felizes e bem”
O Diário deseja s todos os profissionais da educação, um feliz dia!