Conecte-se conosco

Região

Eventos consolidados destacaram perfil cultural de Dois Irmãos em 2023

17/01/2024 - 12h00min

Atualizada em 18/01/2024 - 09h32min

Equipe conversou com o Diário sobre 2023/2024. Da esquerda para a direita: assessor de Comunicação, Leonardo Boufleur, secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá, chefe do Departamento de Turismo, Cristiane Engelmann, e auxiliar do Departamento de Turismo, Mariana Giacomet (Foto: Nicole Pandolfo)

Em 2024, município deverá se adaptar a uma nova realidade mais voltada para o turismo

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – 2023 foi o ano em que os eventos de Dois Irmãos não somente receberam destaque regional, mas também foram ainda mais valorizados pela própria população local. O fenômeno foi destacado pela equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico, liderada pelo secretário Edson Maicá.

Em um ano desafiador para a administração pública do município, muito devido às consequências de condições climáticas extremas, Dois Irmãos apostou no efeito moral e edificante de eventos tradicionais para unir a comunidade.

Grandes eventos

“O Natal vem numa crescente desde o início. Ele ainda é muito artesanal, mas se profissionalizou muito”, disse Maicá a respeito do Natal dos Anjos, evento de maior expressividade da cidade. Segundo o secretário, da 360 mil pessoas estimadas que circularam durante os dias de atrações, a grande maioria vinda de outras regiões, consolidando Dois Irmãos na rota turística do estado.

Preservar características de cidade do interior como o clima acolhedor e receptivo foi um dos fatores citados pela chefe do Departamento de Turismo Cristiane Engelmann como relevante para o sucesso do evento.

No Kerb de São Miguel, segundo maior evento do município, o sistema de cobrança por entrada foi refinado em 2023 e provou que é a melhor alternativa. Sem nenhum incidente relacionado a segurança e com a agilidade das equipes responsáveis pela limpeza, a cultura e a tradição recebem o destaque merecido no evento.

Novo ano promissor

Com o aumento da circulação de pessoas na cidade devido às atrações culturais, comércio e serviços aproveitam uma fase de oportunidades promissoras para o ano novo. “O empreendedor precisa fazer uma nova leitura de negócio se nós quisermos ser uma referência turística”, disse o secretário. Segundo Maicá, a jornada de trabalho dos estabelecimentos deverá se adaptar ao fluxo e horários do turista. Ele adiantou: “Neste ano vamos ter mais eventos do que no ano passado.”

Haverá o retorno da Festfeira na agenda do município, além da escolha dos novos rei e rainha do Kerb, soberanas, celebração do Bicentenário da imigração Alemã, entre outros. “Preparem-se para 2024!”, alertou o secretário.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.