Conecte-se conosco

Região

“Fomos incansáveis em auxiliar todas as pessoas que precisaram de ajuda”, diz prefeita Carla Chamorro

22/03/2024 - 09h13min

Atualizada em 22/03/2024 - 09h19min

Prefeita Carla: incansável na busca de recursos

Por Mauri M.T.Dandel

Este conteúdo faz parte do Especial de Emancipação de Morro Reuter

Morro Reuter – Prestes a completar dois mandatos como prefeita, Carla Chamorro vai para seus últimos meses de um mandato que vai completar oito anos. E o ritmo de trabalho tem sido o mesmo, tanto é que é comum ouvir que não dá para diferenciar o primeiro do segundo mandato, por ter mais ou menos obras. Enganou-se quem pensa que o último mandato seria em ritmo mais calmo ou que o último ano não haveria obras novas iniciando. Ela não para!
A prefeita tem uma relação muito estreita com a comunidade, estando sempre acessível para ajudar a resolver problemas. E com a mesma energia, ele busca recursos fora do município, seja de emendas federais, seja de recursos estaduais.
Ao ser indagada sobre a relação com a comunidade, destacou que é excelente, sempre pautada por muito diálogo e respeito: “Adoro pessoas, conversar com elas, estar com elas”. Além disso, a prefeita destaca que sua formação acadêmica é da área das humanas e essa escolha não se deu por acaso. “Também, gosto muito de ajudar as pessoas, sem medir esforços. Todos os que chegam na prefeitura, buscando uma agenda comigo, sempre a conseguem. Nunca deixei de atender ninguém, sem olhar partido político ou qualquer outro critério de seleção. Fui eleita prefeita de Morro Reuter para atender todos os morro-reutenses”, justifica.

PERGUNTAS PARA A PREFEITA

O que te fez entrar para a política?
Prefeita Carla – Acredito que meu ingresso na política deu-se de forma natural. Primeiro, fui Secretária da Educação e Cultura, durante os dez primeiros anos de emancipação, em Morro Reuter, depois, por mais seis anos, em Picada Café. Ocupar esse cargo me permitiu aproximação com a política. Daí, cumpri mandato como vereadora e, na sequência, como prefeita.

Quais os desafios (metas e projetos) para este ano?
Prefeita Carla – Minha meta é concluir as obras iniciadas e correr contra o tempo para fazer o que ainda objetivei fazer, intencionando cumprir o nosso plano de governo. Este é um ano de eleições e, por uma questão legal, nossos prazos são curtos.

Depois de 8 anos à frente do Executivo, como será esta despedida?
Prefeita Carla – Despeço-me do cargo com o sentimento de felicidade e de dever cumprido. Cumprimos os nossos dois planos de governo. Foram oito anos de muito trabalho, dedicação (quase que exclusiva), empenho e parcerias – tanto com o vice como com a equipe de trabalho e com os vereadores, quanto com a comunidade. Tivemos muitos percalços: enfrentamos uma pandemia, algo que nossa geração nunca havia presenciado; várias enchentes, desmoronamentos, que ilharam pessoas; períodos de estiagens, que dizimaram plantações… mas fomos incansáveis em auxiliar todas as pessoas que precisaram de ajuda.

Veja como estão alguns dos principais setores do município

Educação:

“Iniciamos nossa administração em 2017 com uma lista de espera de 100 crianças que precisavam de vaga na Educação infantil. Já no primeiro ano de administração, zeramos essa fila e durante todos esses anos garantimos vaga para a faixa etária de zero a cinco anos em todas as escolas de educação infantil, bem como para estudantes do ensino fundamental. Além disso, investimos na infraestrutura das nossas unidades escolares, adquirimos áreas de terra para ampliação dos espaços de aprendizagem, adquirimos chromebooks para todas as escolas municipais; investimos em robótica para as turmas de 6º e 7º anos e curso Senai para os alunos de 8º e 9º anos; também investimos muito na formação continuada dos professores e valorizamos o seu trabalho com um novo Plano de Carreira. Conquistamos em 2021, o 2º lugar no Estado, com o IDEB de 7,8, nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

Turismo:

“Morro Reuter tem um grande potencial turístico. A simplicidade e hospitalidade da nossa gente encantam os turistas, bem como, a nossa localização geográfica, as belezas naturais, as artes e a nossa gastronomia. Na intenção de dar mais visibilidade a esses atrativos turísticos, em 2023, construímos o Receptivo Turístico Belvedere em parceria com o DNIT e Sicredi Pioneira; desapropriamos uma grande área de terras(12,7hectares) localizada na entrada da nossa cidade e damos início ao estudo da implantação do Parque Municipal (grande sonho de nossos munícipes). Além disso, revitalizamos a nossa Praça Municipal, e estamos agora revitalizando a Rua Independência, que dá acesso ao centro de Morro Reuter”.

Agricultura:

“São muitos os investimentos e incentivos disponibilizados aos produtores rurais: – Microaçudes pelo programa Avançar, adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS), perfuração e instalação de poços para abastecimento coletivo da comunidade rural, programa de recuperação de solos pela distribuição de insumos. Cabe destacar a parceria sólida que a municipalidade construiu com os agricultores por meio da EMATER, COMDAGRO e Sindicato dos Trabalhadores Rurais”.

Saúde:

“No ano de 2023 investimos muito em saúde. Foram em torno de 42 mil consultas – eletivas e de urgência. Ofertamos à comunidade um atendimento 24 horas – ou seja, 24h de serviços de médico, enfermagem e equipe de apoio. Temos duas equipes de Estratégia da Saúde da Família, com a participação de 5 médicos que atendem as consultas eletivas. Também ofertamos consultas de pediatria (40h semanais de atendimento médico), ginecologia, psiquiatria, traumatologia, cardiologia (convênio com empresa de NH), fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outros. Firmamos um convênio com o Hospital de Ivoti para internação de pacientes (300 mil reais/ano). Além disso, realizamos, durante o ano, vários mutirões, de serviços de média complexidade, na intenção de reduzir a lista de espera dos serviços ofertados pelo Estado: ressonâncias, endoscopias, eco Dopple, cirurgias de catarata, entre outras”.

Economia:

“O município conta com importantes empresas que escolheram instalar aqui seus negócios por perceberem o potencial da cidade e por termos mão de obra qualificada. Hoje todos que querem tem emprego em Morro Reuter. Contamos com programa de incentivo à instalação de novos empreendimentos aqui. Nos últimos anos, recebemos a instalação de novos negócios em várias áreas, como comércio, bancos, além da área turística e gastronômica em franca expansão. Muitos turistas estão escolhendo Morro Reuter como destino de lazer e descanso por nossas características tão peculiares, como natureza e tranquilidade, sem falar na hospitalidade. Esses turistas acabam consumindo na cidade, o que incrementa nossa economia também”.

O ano em 5 obras

Quando indagada sobre como resumir o ano em 5 obras, a prefeita destaca todas em andamento, mas escolheu 5 a nosso pedido.

Confira:

Implantação do sistema de cercamento eletrônico com aquisição de 30 câmeras de videomonitoramento (investimento de meio milhão de reais)

Reforma do ginásio municipal de esportes (meio milhão de reais)

Pavimentação comunitária de 2km da Rua São Nicolau, Walachai

Revitalização da Rua Independência

Início do investimento de infraestrutura do parque municipal na área Carlos Bertholdo Feltes

(CRÉDITOS:DANIELA MORAES/PMMR)

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.