Região
Imagens mostram os estragos causados pela enchente em Lindolfo COllor
Por Geison M. Concencia
Lindolfo Collor – Depois que a água do Arroio Feitoria baixou o nível de inundação, os moradores puderam retornar as suas casas para começar o processo de reconstrução. Dois bairros foram atingidos, a Vila Nova Esperança e 48 Baixa. Nos dois locais, apenas danos materiais. Os moradores dessas localidades, voltaram na manhã desta sexta-feira, depois de ficar desde a terça em abrigos ou na casa de parentes.
Grande parte dos residentes conseguiu salvar seus pertences da enchente, já que há menos de um ano, passaram pelos mesmos transtornos. A experiência sobre as condições climáticas e cheias do Arroio, deixaram eles prevenidos para evitar mais perdas. Porém, um valor expressivo de imóveis foi totalmente destruído, ainda.
O que os moradores mais precisam, neste primeiro momento, são materiais de limpeza e higiene. Por conta da enchente, as casas e as ruas ficam tomadas por um lodo, trazido pela água. Essa sujeira leva tempo para ser limpa. Moradores estão desde as primeiras horas da manhã, quando o nível do Arroio diminuiu, tirando o barro e contabilizando o prejuízo.
Para doar, os interessados podem buscar uma equipe do CRAS, que está na Associação Boa Vista, recebendo doações, das 8h às 20h. No momento, a prioridade é produtos de limpeza. Cerca de 90 pessoas estão desabrigadas no município.
Veja imagens dos danos causados pela enchente do Arroio Feitoria:
FOTOS: Geison M. Concencia