Conecte-se conosco

Região

Lindolfo Collor ganha avaliação positiva da qualidade de sua água

02/05/2023 - 17h47min

Arroio Serraria (FOTO: Geison Machado Concencia)

Por Geison Machado Concencia

Lindolfo Collor – O Programa Observando Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgou relatório sobre a qualidade da água em bacias hidrográficas de Mata Atlântica, por meio do Índice de Qualidade da Água (IQA). O Rio Grande do Sul esteve no mapa do relatório, que incluiu Lindolfo Collor, banhado pelo Arroio Serraria, com qualidade da água considerada boa.

Estudo fez 990 análises, em 160 pontos de coleta de 120 rios e corpos da água, em 74 municípios. O levantamento passou por 16 estados da Mata Atlântica. A qualidade era dividida em quatro categorias: ótima, boa, regular, ruim e péssima.

Lindolfo Collor faz parte de um grupo celeto de 6,9%, que tiveram saldo considerado bom. O restante foi considerado regular, ruim e péssimo.

Os dados do IQA consideraram a legislação e os protocolos de coleta e medição. As equipes utilizaram a metodologia de monitoramento por percepção da qualidade da água, elaborada para a Fundação SOS Mata Atlântica por Samuel Murgel Branco e Aristides Rocha. Essa metodologia é tradicional, mas, vem sendo aprimorada a cada ano, a fim de proporcionar uma leitura simplificada para toda a sociedade.

Dados levantados pelos pesquisadores
Os estudos que avaliaram a qualidade desses arroios e rios deram ao Serraria, a nota final 36. Para chegar a essa conclusão, foram levantados os seguintes dados: temperatura ambiente, transparência da água, lixo flutuante, material sedimentável, larvas e vermes vermelhos, coliformes, demanda bioquímica de oxigênio, nitrato, temperatura da água, espuma, cheiro, peixes, larvas/vermes transparentes ou escuros, oxigênio dissolvido, potencial hidrogeniônico e fosfatos.

<Box> Ações construtivas
O Prefeito Gaspar Behne salientou que a Prefeitura tem intensificado ações para diminuir os impactos ambientais em seus arroios. “Não liberamos o projeto de construção se no projeto não constar o filtro, a fossa e o sumidouro. Precisamos fazer isso e cuidar da nossa água, para garantir recursos para as próximas gerações”, explica Gaspar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.