Conecte-se conosco

Região

Mais de 30 policiais seguem na caça aos bandidos que assaltaram família em Morro Reuter

27/06/2023 - 17h34min

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – As buscas pelos seis criminosos que atacaram uma residência na noite de domingo (25) na lateral da VRS-873, no Mato Comprido, seguem incessantemente.

De acordo com o capitão da Brigada Militar (BM) Fábio Lima da Silveira, mais de 30 policiais militares seguem atuando nas buscas entre as localidades de São José do Herval, Fazenda Padre Eterno e Frankenthal.

O BOPE [Batalhão de Operações Policiais Especiais] está realizando as buscas dentro do mato. Também há equipes da Brigada Militar do 32º Batalhão e da Polícia Rodoviária Estadual nas ruas”, explica Fábio. Na segunda-feira um helicóptero e cães também auxiliaram.

Todos os carros que transitam neste trecho estão sendo abordados. Os motoristas precisam parar e abrir os porta-malas e baús de caminhões.

Conforme o capitão, no local onde o Corolla caiu no barranco em São José do Herval, havia um rastro que foi seguido por um certo trecho, no entanto, acabaram perdendo-o. “A região é extensa, com muita vegetação, o que dificulta o trabalho.”

Fábio pontua a importância da comunidade continuar atenta, reportando toda e qualquer situação suspeita pelo 190. Também é possível acionar a BM através do 3564-1193 e 3564-6872, além do whatsapp 051 985016695.

Até essa tarde de terça-feira (27) – mais de 40 horas após o crime – ninguém havia sido preso e as buscas seguiam.

Barreiras sendo realizadas no interior, como em Fazenda Padre Eterno (FOTO: Cleiton Zimer)

Um ataque orquestrado

Os bandidos atacaram na noite de domingo, por volta das 19h45. Ao menos três criminosos armados estavam à espreita, na lateral da casa, esperando; renderam o morador de 45 anos enquanto este voltava de carro do jogo do Grêmio – um Jaguar cinza.

O levaram para dentro de residência onde estava a esposa grávida. “Teriam pedido dinheiro e onde estava o cofre”, disse o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Dois Irmãos, que coordena as investigações.

Os ladrões estavam com um rádio na frequência da Brigada Militar e escutaram quando as guarnições começaram a se deslocar. Decidiram então sair e levaram consigo o morador.

A gente acredita que por isso eles resolveram levar a vítima e sair do local. Porque tinham lacres que usam como algema para render as pessoas, então aparentemente estavam preparados para ficar mais tempo ali”, analisa Borba.

Mesmo assim conseguiram levar cerca de 500 dólares e outros pertences das vítimas, como relógios, bolsas e óculos.

Perseguição e tiroteio

Enquanto saíam da casa com o Jaguar, os bandidos se depararam com duas viaturas da Brigada Militar, com guarnições de Morro Reuter e Dois Irmãos.

Neste momento iniciou-se a perseguição e, mais adiante, notaram que havia um Corolla também em alta velocidade [este veículo ficou estacionado mais distante e provavelmente era onde estavam os ladrões, que seguiram a pé, pelo mato, até a casa.]

Ouve troca de tiros, que gerou pavor para os moradores dos arredores.

Vítima largada durante a fuga

Durante a perseguição a vítima foi abandonado pelos bandidos na VRS, próximo a um atelier. Porém, foi alvejado com dois disparos.

No Corolla havia dois…

Já sem a vítima como refém, os dois carros seguiram em fuga. Chegando no ‘mirante’ de São José do Herval o Corolla dobrou à esquerda caindo em um barranco e ficando preso em árvores. Nele havia dois bandidos que entraram em confronto com a guarnição. Conseguiram fugir para o mato.

No veículo havia uma pistola .380 e miguelitos – pregos retorcidos usados para furar pneus de carros. A placa do carro é de Putinga.

…e no Jaguar, mais quatro

O Jaguar seguiu adiante [neste momento não estava mais sendo perseguido – pois os policiais entraram em confronto com os ladrões do Corolla] até a estrada que leva para a localidade de Fazenda Padre Eterno, logo após a bifurcação que faz a divisa com o Frankenthal.

Vários metros antes há partes do carro que caíram em decorrência dos disparos, inclusive, pneus dianteiros estouraram mais de um quilômetro de onde pararam.

Mesmo assim conseguiram seguir até a curva, onde perderam o controle da direção e caíram numa vala, batendo num poste.

Quem avisou a BM do paradeiro do Jaguar foram os próprios moradores dos arredores que o encontraram batido, dizendo que havia uma arma dentro. Neste, havia quatro ladrões. Eles foram vistos fugindo em direção à ponte e depois se embrenharam no mato. No veículo estava uma espingarda calibre 12.

Vítima socorrida por populares

O homem foi encontrado deitado na lateral da VRS por populares que passavam. Imediatamente pararam e ajudaram-no. Ele estava consciente e a todo momento se mostrava preocupado com a esposa. “Ajudamos o rapaz até a polícia chegar”, disse uma moradora de Santa Maria do Herval.

A Brigada Militar chegou e o levou em uma viatura. Primeiramente até o Posto de Saúde de Morro Reuter e, após, foi transferido para o Hospital da Unimed.

De acordo com familiares, um dos disparos passou de raspão e o outro pegou o fígado e pulmão. Ele passou por uma cirurgia na noite de domingo e está estável. Até ontem, permanecia em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 Esposa prestou depoimento nesta terça-feira

A polícia não colheu o depoimento da esposa de imediato pois ela estava muito abalada. Ela foi ouvida na DP na manhã desta terça-feira (27). De acordo com o delegado Borba, ela confirmou as informações que até então se tinha. Ela não foi ferida pelos criminosos.

Conforme as investigações avançam, a polícia tem convicção de que o crime foi amplamente planejado, seja pelo armamento usado, quantidade de pessoas envolvidas, e, até mesmo, o rádio comunicador na frequência da BM. “E por onde circularam, dá a atender que eles entendiam minimamente por aqui, porque têm muita curva para se perder de noite, e num carro que não conheciam.”

Denúncias também podem ser feitas para a Delegacia, pelo telefone 51 3564-1190 ou whats 51 98543-7318 – garantindo-se o anonimato. Lembrando que EMERGÊNCIAS devem ser reportadas imediatamente para a BRIGADA MILITAR, nos números anteriormente mencionados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.