Conecte-se conosco

Região

Nova ponte irá valorizar antiga Ponte de Pedra como local turístico e histórico de Dois Irmãos

28/02/2024 - 11h06min

Atualizada em 28/02/2024 - 15h51min

Por Nicole Pandolfo

Uma cerimônia na manhã dessa quarta-feira marcou o início de uma obra muito esperada pelos dois-irmonenses: a nova ponte sobre o Arroio Feitoria que irá redirecionar o fluxo da histórica Ponte de Pedra.

Na ocasião estiveram o prefeito Jerri Meneghetti, vice-prefeito Juarez Stein, membros da empresa responsável pela obra, a J Bastian Engenharia e da Engemost, que elaborou o projeto, secretários do município e representantes da câmara de vereadores.

Jerri agradeceu os esforços de todos para a viabilização do projeto, cujos estudos tiveram início em 2021, destacando que a obra é uma necessidade: “O fluxo que passa aqui é intenso e já não é de hoje.”

Segundo o prefeito, a nova ponte irá suportar até 45 toneladas, o que caracteriza a sua estrutura como padrão de rodovia: “Queremos algo que fique perene, que seja construído apenas uma vez”, ressalta Jerri, considerando eventos climáticos extremos, como os ciclones registrados no ano passado, que poderiam afetar sua estrutura.

A nova ponte fará a ligação entre os bairros Travessão, São João e Vila Rosa ao centro da cidade, desafogando o trânsito de uma só via da antiga ponte. A construção tombada, de 1855, será mantida e preservada como um ponto turístico valorizado pelo novo projeto que inclui um mirante de concreto com deck de madeira para contemplação da Ponte de Pedra. No entorno também será construído uma praça com playground infantil, área de descanso e iluminação e um abrigo para usuários do transporte público.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.