Conecte-se conosco

Região

Picada Café 32 anos: Legado de Zé Lamb, o eterno Papai Noel, é preservado pela filha e netos

24/03/2024 - 08h03min

Desde os anos 70, José Lamb, popularmente conhecido como “Zé Lamb”, alegrava crianças, jovens e adultos em todo o Natal. Zé Lamb, o eterno “Papai Noel de Picada Café”, se transformou na figura natalina por 36 anos e levou a alegria através do personagem. Zé faleceu em 2022, mas seu legado segue sendo preservado pela família. A filha Diana Correa já havia assumido a função quando o pai adoeceu devido a um AVC. “São 13 anos levando esse legado e tran

formando a vida de crianças e adultos. Esse foi um pedido do meu pai em vida”, recorda Diana.

O trabalho ocorre próximo ao Natal. Nestes dias, Diana e os netos de Zé, Danna Corrêa, Willian Lamb, Winícios Lamb, Lucca Lamb e Luan Lamb, que são seus ajudantes, visitam casas nos bairros de Picada Café, distribuem pacotinho os de doces e balas, fazem fotos e aquecem o espírito natalino na região. “Além de percorrer bairros e distribuir pacotinhos, balas, doces e brinquedos, também temos alguns pontos fixos onde residem pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção”, conta Diana. Todos os netos de Zé já se vestiram pelo menos uma vez com as vestes de Noel ou ajudante.

A inspiração vem da força que o pai tinha e do amor com que cumpria todo ano seu papel no Natal das famílias cafeenses. “Saber que estão em casa, esperando o Papai Noel, me inspira ainda mais a manter a tradição. Tenho certeza de que meu pai, onde estiver, está orgulhoso e feliz”, diz a nova “Mamãe Noel” de Picada Café.

 

Homenagem

Ainda em vida, Zé Lamb recebeu reconhecimento pelo seu trabalho. Em dezembro de 2021, a Prefeitura fez uma homenagem a Zé levando-o até o Parque Jorge Kuhn onde acompanhou a programação natalina ao lado da esposa Isolde. Já em 2022, após seu falecimento, a Câmara de Vereadores fez a entrega de uma Moção de Pesar aos familiares de José Lamb. O filho José Lamb Filho esteve na sessão legislativa e recebeu a moção das mãos dos vereadores. A iniciativa foi da presidente da Câmara na época, Adriane Marconi Mielke, e destaca a importância do trabalho de Zé como Papai Noel. “Foram muitas as gerações que passaram ao longo desse período, pessoas que carregam viva essa história, famílias que ficaram órfãs desse personagem. Nosso papel é não deixar morrer e agradecer a essas quatro décadas de serviços prestados”, descreveu.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.