Conecte-se conosco

Região

Quem visitar a Fest Feira já poderá conferir as obras da nova ponte em Dois Irmãos

05/03/2024 - 09h26min

Dois Irmãos – Uma demanda histórica de Dois Irmãos começa a ser atendida com o início das obras que tem tudo para ser um novo cartão postal para a cidade.
A construção da nova ponte sobre o Arroio Feitoria será bem próxima e vai valorizar significativamente a Ponte de Pedra, construída em 1855, que possui apenas uma pista e até hoje serve de trânsito para veículos e pedestres, mas gera congestionamento em diversos momentos do dia.
Mas, o projeto é mais ousado: praça, mirante e iluminação compõem a nova ponte sobre o Arroio Feitoria entre os Bairros São João e Vila Rosa.
Quem for a Fest Feira no final de semana vai poder conferir as obras no local. Aliás, as obras já iniciaram e, conforme o projeto, a ponte ligará a Alberto Rübenich em diagonal ao outro lado do rio, pois não será necessário fazer a curva à direita ao chegar ao semáforo junto ao rio (sentido Centro/bairro).

Vão da nova ponte terá 42m de comprimento

A nova ponte será construída em concreto armado e peças pré-moldadas e terá capacidade para 45 toneladas de carga, a mesma padronizada para rodovias. O vão da ponte terá 42 metros de comprimento.
A pista da ponte terá de 7,70 metros de largura e contará com dois passeios e um mirante, totalizando quase 16 metros de largura. Para sustentação da ponte serão construídos muros de contenção com gabiões em concreto e a estrutura elevada será apoiada em três pilares e vigas.
Além de resolver o gargalo de trânsito com as duas pistas que serão pavimentadas com asfalto e valorizar a antiga Ponte de Pedra, a nova ponte está em uma região estratégica para o turismo, lazer e desenvolvimento de Dois Irmãos.

ACESSO AOS BAIRROS

A nova ponte vai qualificar o acesso a área onde estão empreendimentos turísticos e de lazer, é próxima ao Distrito Industrial, conecta o Centro aos bairros São João, Vila Rosa e Travessão, onde está localizada uma área de terras adquiridas pelo Município, planejada para abrigar um Centro de Inovação e um Complexo de Turismo e onde está sendo asfaltada a ligação com Novo Hamburgo via Estrada Jacob Boll.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.