Conecte-se conosco

Região

RARIDADE: morador de S. M. do Herval faz aniversário no dia 29 de fevereiro

29/02/2024 - 05h25min

Atualizada em 29/02/2024 - 20h07min

Marino nasceu no dia 29 de fevereiro de 1960 em Walachai, Morro Reuter, sendo registrado em Dois Irmãos – como era na época (FOTOS: Cleiton Zimer)

Data só se repete a cada quatro anos; como ficam os aniversários?

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Hoje, 29 de fevereiro, é uma data que se repete somente a cada quatro anos. E fazer aniversário neste dia é raro: a chance é de 1 em 1.461.

E uma dessas pessoas mora em Padre Eterno Baixo. Marino Arnold nasceu no dia 29 de fevereiro de 1960, lá em Walachai, Morro Reuter, através das mãos da parteira Elisabeta Lehen. O nascimento foi em casa mesmo, assim como os demais nove irmãos do casal Pedro e Elda Arnold. E o registro foi em Dois Irmãos, como era na época.

NOS DEMAIS ANOS, É CELEBRADO DIA 28

Fora do ano bissexto Marino sempre celebra o aniversário no dia 28 – nada de deixar para março. Mas a cada quatro anos é feito algo especial. Assim como será na celebração dos 64. “Vai ter um churrasquinho, com os amigos, a família.”

Ele lembra que no seu aniversário de 60 anos veio uma turma de Dois Irmãos numa van lotada com aproximadamente 30 pessoas. “Me fizeram uma surpresa de manhã, na roça”.

Agora, na perspectiva de ‘fazer o aniversário somente a cada quatro anos’, hoje Marino completaria apenas 16. “Aí iria poder assinar a certeira de trabalho”, brinca. Mas isso é somente uma ilusão, o tempo passa de igual maneira e a cada 12 meses fecha o ciclo de um ano seja para que for.

NEM ELE CONHECE OUTRO

Marino diz que ele mesmo não conhece outro alguém com aniversário neste dia. Por isso é natural que as pessoas tenham dúvidas. “Mas é normal. Nunca tive qualquer problema com isso”, explica. Alguns até lhe perguntam se pode ter alguma complicação em questão de documentações e afins. “Mas não tem nada disso”.

Ao contrário do que é hoje, antigamente não se celebrava tanto cada aniversário então nunca lhe ocorreram situações inconvenientes na infância ou adolescência.

NINGUÉM ACREDITA

A título de curiosidade, revela que quando lhe pedem a data do seu nascimento não costumam acreditar sem ele de fato mostrar algum documento.

Quando vou numa loja e tenho que fazer o cadastro, falo meu aniversário e olham desconfiados. Sempre me pedem o documento e, quando mostro, me dão os parabéns”, fala, sorrindo.

No documento mostra a data de nascimento

A alegria da vida é poder trabalhar

Marino, quando jovem, trabalhou na roça. Mas desde 1981 atua como pedreiro na região. Mora há 11 anos em Santa Maria do Herval e, antes disso, residia em Dois Irmãos.

É casado há 41 com Maria Lurdes Schneider Arnold, 59, e tiveram dois filhos: Tatiane e Fábio.

A vida mudou muito nos últimos anos. Mas graças a Deus podemos trabalhar.” E ainda brinca dizendo que “no baile dos idosos vai ir quando ficar velho”.

Ele se dedica, além da obra passa os finais de semana na roça, em casa, onde cultiva de tudo um pouco: desde milho, batata, feijão e muito mais, criando também um e outro animal.

O que é o ano bissexto?

O ano bissexto acontece a cada quatro anos e tem duração de 366 dias, diferentemente dos demais que têm 365 dias. A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.

O ano bissexto foi adotado na ditadura de Júlio César, cerca de 50 anos a.C., na Roma Antiga, para ajustar o ano civil ao ano solar. No entanto, a escolha do dia 29 de fevereiro para ser acrescido a cada quatro anos só passou a vigorar em 1582, com o calendário gregoriano.

Por que fevereiro tem menos dias?

Muita gente se pergunta porque alguns meses são formados por 30 ou 31 dias e somente fevereiro ter 28.

Logo após a morte de Júlio César, o Senado Romano teve a ideia homenagear o imperador e alterou o nome do mês “Quintilis”, formado por 31 dias, para Julius (julho). Essa mesma homenagem também foi dada depois ao imperador César Augusto, trocando o nome do mês “Sextilis” para Augustos (agosto).

Porém, Sextilis era constituído por apenas 30 dias. Para que os meses dos imperadores homenageados ficassem com a mesma quantidade de dias, foi incluído um dia em agosto.

Para que isso fosse possível, a solução foi retirar um dia do mês de fevereiro, que já possuía uma data a menos em razão da repetição em anos bissextos. Com as alterações, fevereiro ficou com 28 dias em anos comuns e 29 em bissextos.

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.