Conecte-se conosco

Região

Projeto da ponte sobre o Arroio Feitoria prevê um novo cartão-postal para Dois Irmãos

29/02/2024 - 08h00min

Obra irá valorizar antiga Ponte de Pedra como local turístico e histórico da região

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – Uma cerimônia na manhã dessa quarta-feira (28) marcou o início de uma obra muito esperada pela população: a nova ponte sobre o Arroio Feitoria que irá redirecionar o fluxo da histórica Ponte de Pedra.

Na ocasião estiveram o prefeito Jerri Meneghetti, vice-prefeito Juarez Stein, membros da empresa J Bastian Engenharia – responsável pela obra – e da Engemost – que elaborou o projeto – secretários, representantes da câmara de vereadores e comunidade.

Prefeito Jerri Meneghetti destacou a resistência da nova estrutura: “Queremos algo que seja construído apenas uma vez” (Fotos: Nicole Pandolfo)

Jerri agradeceu os esforços de todos para a viabilização do projeto, cujos estudos tiveram início em 2021, destacando que a obra é uma necessidade: “O fluxo que passa aqui é intenso e já não é de hoje.” Segundo o prefeito, a nova ponte suportará até 45 toneladas, o que caracteriza a sua estrutura com padrão de rodovia: “Queremos algo que fique perene, que seja construído apenas uma vez”, ressalta Jerri, considerando eventos climáticos extremos, como os ciclones registrados no ano passado, que poderiam afetar sua estrutura.

A ponte é singela na sua estrutura, porque o nosso ponto turístico é a ponte tombada. […] É uma baita obra, não é simples, levou tempo para chegar nesse momento, mas esse tempo foi necessário para vencer todo o processo burocrático”, disse João Jordan da Silva, secretário de Planejamento e Sustentabilidade

João Jordan da Silva, secretário de Planejamento e Sustentabilidade

Cartão-postal

A nova ponte fará a ligação entre os bairros Travessão, São João e Vila Rosa ao centro da cidade, desafogando o trânsito de uma só via da antiga ponte. A construção tombada, de 1855, será mantida e preservada como um ponto turístico valorizado pelo novo projeto que inclui um mirante de concreto com deck de madeira para contemplação da Ponte de Pedra. No entorno também será construído uma praça com playground infantil, área de descanso e iluminação e um abrigo para usuários do transporte público.

A nova ponte

A estrutura será construída em concreto armado e peças pré-moldadas. O vão da ponte terá 42 metros de comprimento. A pista da ponte terá de 7,70 metros de largura e contará com dois passeios e um mirante, totalizando quase 16 metros de largura. Para sustentação da ponte serão construídos muros de contenção com gabiões em concreto e a estrutura elevada será apoiada em três pilares e vigas. A estimativa para conclusão da obra é de nove meses.

Empresa

A empresa responsável pela construção da ponte é J Bastian Engenharia, com sede em Porto Alegre. Ela participou da obra da primeira ponte do Guaíba na capital gaúcha.

Investimento

O investimento na construção é de R$ 7.800.473,99 viabilizados pelo Município por meio do Programa Badesul Cidades Infraestrutura da agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Saiba mais:
Conheça o projeto da nova ponte de Dois Irmãos, lançado hoje

Cerimônia marcou o início das obras nessa quarta-feira (28)

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.