Conecte-se conosco

Região

Secretaria de Meio Ambiente de Ivoti resgata Tartaruga-tigre-d’água

13/03/2024 - 11h07min

Atualizada em 13/03/2024 - 11h19min

O animal foi encontrado na Colônia Japonesa

Ivoti – Uma Tartaruga-tigre-d’água (Trachemys dorbigni) foi resgatada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nesta quarta-feira, 13. Também conhecido como tartaruga-verde-e-amarela, o animal foi encontrado na Colônia Japonesa, após a secretaria ser chamada para o resgate.

Conforme a licenciadora e bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sarah Peixe, o animal apresentava boas condições de saúde e foi devolvido à natureza. A suspeita é que a espécie pode ter sido abandonado de alguma residência lá no local, já que a espécie não é tipicamente encontrada na região de Ivoti

Apesar de muitas pessoas possuírem a Tartaruga-tigre-d’água como animal de estimação, esta espécie é considerada pertencente à fauna silvestre e sua posse e manutenção só são permitidas com específica documentação e com um microchip gravado na parte inferior da carapaça do animal.

Secretaria de Meio Ambiente adverte

A soltura desses animais na natureza é proibida estando sujeito a penalidades previstas nas leis n° 6.938/81 e n° 9.605/98. Caso o proprietário não possa mais manter o animal, a loja que efetuou a venda deve receber o animal a qualquer momento e, posteriormente, encaminhá-lo de volta ao criadouro especializado. O abandono de animais é considerado crime.

A Secretaria orienta a comunidade a não criar animais silvestres como pets. O contato dos animais com seres humanos ainda pode possibilitar a transmissão de zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos). Ainda, caso um animal silvestre seja avistado solto em áreas urbanas e não apresente ferimentos, a orientação dada é para deixá-lo em liberdade. A secretaria só deverá ser acionada para animais feridos ou capturados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.