Conecte-se conosco

Região

Siehu de Ivoti trabalha em documentário de casas enxaimel

19/03/2024 - 09h10min

Atualizada em 19/03/2024 - 09h38min

A Siehu desenvolve projetos alusivos aos 200 anos da Imigração Alemã (Foto: Nadine Dilkin)

A Sociedade foi contemplada com R$ 45 mil em projeto da Lei Paulo Gustavo

Por Nadine Dilkin

IVOTI | A Sociedade Ivotiense de Estudos Humanísticos (Siehu) está desenvolvendo atividades alusivas ao Bicentenário e aos 60 anos de Ivoti, com ênfase em casas centenárias, especialmente as casas enxaimel. A elaboração do projeto “Um olhar afetivo sobre o enxaimel de Ivoti” começou no ano passado, após a inscrição e contemplação no valor de R$ 45.083,00, da Lei Paulo Gustavo (LPG), para desenvolver um documentário sobre casas enxaimel, quando foram selecionadas dez casas.

Na manhã da segunda-feira, 18, foi feito gravação da terceira casa, pertencente a José Antônio Froëlich, 67 anos. José é sapateiro e alugava a casa desde os anos 90 e em 2009 comprou a casa. Ele relata emocionado da importância do documentário. “É muito legal, porque é uma coisa histórica, para os outros também seguirem o mesmo caminho da preservação. Eu me apaixonei por aqui” finaliza o morador.

A presidente da Siehu e historiadora, Andrea Schneck conta que os projetos decorrem de uma preocupação que ela e a colega da sociedade, Jaqueline Brenner, tem há bastante tempo: a questão da preservação das casas históricas e centenárias que tem no município, especialmente as casas enxaimel. “O projeto tem o objetivo de passar a sensibilização e conscientização de que a gente precisa cuidar da nossa cidade pra não perder a identidade, porque tá se descaracterizando demais toda essa área urbana central. E a questão de que Ivoti não deixe de ser Ivoti, como referência”, destaca Andrea.

A historiadora também conta que Ivoti é a cidade com maior número de casas enxaimel do Rio Grande do Sul. E o Salão Holler é a maior edificação enxaimel do estado em restauro. “A nossa intenção é que o Salão Holler seja um espaço cultural, um museu e um espaço de múltiplo uso para questões culturais. Que o local volte a ser utilizado pela comunidade” conta ela.

“Não é ideia de preservação por preservar, mas de afeto e carinho. Por isso que a gente pensou que o ideal nesse momento seria realmente poder falar com pessoas que estão morando nas casas” observa Jaqueline.

São três projetos

A sociedade está trabalhando em três projetos que estão ligados entre si. O primeiro projeto é o documentário das 10 casas enxaimel; o segundo é de fototelas, com a impressão das dez casas do documentário e a intervenção de 30 artistas. O terceiro é o lançamento do livro infanto juvenil “Um olhar colorido sobre Ivoti”.

Como o edital da LPG previa, a Siehu contratou uma equipe técnica para a execução das filmagens do documentário. A previsão de estreia do registro será em 19 de outubro, no aniversário do município. E o livro será lançado em julho. Andreia conta que novamente a fará doações de 500 exemplares para turmas que estão desenvolvendo projetos sobre casas enxaimel, em escolas municipais de ensino. Os locais de exposição das 30 fototelas ainda estão para ser definidos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.