Conecte-se conosco

Região

Sinal da 5G deve interferir parabólicas tradicionais

09/03/2024 - 14h27min

Atualizada em 12/03/2024 - 14h50min

(FOTO: Agência Brasil)

Região – Em breve, o sinal das parabólicas tradicionais será desligado. Os usuários que não fizerem a troca poderão perceber interferências, como chiados, chuviscos, até a perda de acesso aos canais. Isso ocorre porque a tecnologia 5G, que está sendo ativada em todo o País, é transmitida na mesma frequência da parabólica tradicional.

Os moradores das 185 cidades com abrangência da 5G ativada e que utilizam a parabólica convencional, podem ser afetados com a transmissão da imagem.

Para evitar que as famílias de baixa renda e que não tenham condições de fazer a substituição para um equipamento moderno, uma entidade chamada Siga Antenado, em uma ação que vem sendo realizada em etapas desde o ano passado, promove a substituição gratuita das antigas parabólicas pelas digitais. Serviço está disponível para todo o Rio Grande do Sul.

Como participar
Famílias de menor renda podem fazer o agendamento para receber o kit digital. Para ter direito ao benefício, é preciso estar cadastrado em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena tradicional instalada e funcionando em casa.

Os interessados devem acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Sobre a entidade
Segundo a Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku), cerca de 95 mil famílias devem ser beneficiadas ao final do processo nos 497 municípios gaúchos.

Além disso, o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, salienta que “a nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, além de uma programação regional, tudo de forma gratuita, como sempre foi”. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, destaca ele.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.