Conecte-se conosco

Região

Um caos total na Vila Dill que teve gestos de solidariedade em Hortêncio

20/06/2023 - 10h22min

Atualizada em 20/06/2023 - 10h30min

Uma montanha de entulhos ficou foi parar na beira da Estradada Exaltação da Santa Cruz (Crédito: Cândido Nascimento)
Por
Cândido Nascimento

A solidariedade foi através da ajuda de vizinhos com abrigo e comida aos atingidos pela água

São José do Hortêncio – O cenário parecia algo que resultou de uma guerra, com vários entulhos depositados às margens da estrada exaltação da Santa Cruz. Foram várias famílias atingidas no bairro Campestre pelas cheias do Rio Cadeia, e com relatos dramáticos de moradores que foram salvos por milagre. Muitas lágrimas rolaram e abraços dados durante a limpeza de tudo.

PERDA TOTAL

O morador Claudio Fries e a esposa Maria Nelci Fries têm um forte relato de resistência, solidariedade, amor à vida e à família. Eles, um filho, uma filha, cunhados, nora e netos passaram por momentos de pavor quando as águas do Rio cadeia chegaram.

“De manhã levantei e não tinha água alta assim. Ao meio dia deu o tempo salvar os bichos e sair só com a roupa do corpo”, relata Maria Nelci. A mulher relatou todos momentos difíceis, a partir do momento em que a água do Rio Cadeia começou a subir e atingiu repentinamente a sua casa, as casas dos filhos, da irmã e de um irmão, além de vários vizinhos próximos.

O esposo dela, Claudio Fries, conseguiu resgatar com um barco a cunhada, a nora e a filha dela, além de um bebê de um ano, que foram tirados de barco. O filho do casal estava em viagem. A família perdeu tudo e agora vai recomeçar a vida do zero com ajuda de familiares e amigos. A sua irmã, que passou por recente cirurgia numa perna, teve que ser tirada de barco de cima de um telhado.

Um neto do casal, que reside na Sede, procurou salvar quatro cabelas de gado por cima de um muro dos fundos da casa. No domingo chegaram familiares para auxiliar na limpeza e trazer vassouras, rodos e ajuda financeira para a família ter alimentos. Uma vizinha fortneceu alimentos e abrigo, e outros fizeram a sua parte lavando as roupas da família.

O domingo foi de limpeza geral, pois além de perderem móveis, roupas, utensílios domésticos, geladeiras, freezers, camas e documentos, tiveram perdas de muitos alimentos como farinha, açúcar, feijão e carnes que estavam estocados.

Um trecho da estrada está interrompido, após a Igreja Exaltação da Santa Cruz. Várias famílias perderam tudo por ali e os montões de restos de móveis, roupas de cama e roupas do corpo completamente embarrados, junto coim louças, calçados e até brinquedos.

PEDIDO DE AJUDA

A Prefeitura lançou um pedido de ajuda no site. A solicitação é para quer as pessoas doem alimentos, produtos de limpeza, e agasalhos, para repassar às famílias atingidas pela enchente.

PONTOS DE COLETA

Os pontos de coleta dos materiais são supermercados, farmácias, madeireiras, bazares e papelarias, Sicredi Pioneira, Banrisul e lojas em geral.

 

Casa de vereador transformada numa grande lavanderia

A casa do vereador Valdir Dill (cacete) se transformou no domingo uma verdadeira lavanderia, com vários tanquinhos, as filhas, o filho, a esposa e um grupo de vizinhas lavavam e colocavam no varal as roupas de, pelo menos, seis famílias. Cabia acada uma separar o que era seu.

Foi a irmã de Valdir, Clarice Dill, quem abrigou várias pessoas da mesma família e ajudou com alimentos e muita solidariedade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.