Conecte-se conosco

Região

Vagas de trabalho X currículos: o que acontece no mercado de trabalho de Dois Irmãos

16/02/2024 - 09h04min

Atualizada em 16/02/2024 - 09h06min

Cadastro de vagas supera o número de candidatos na agência do SINE

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – A agência do Sine – Sistema Nacional de Emprego – aberta há 2 anos em Dois Irmãos, não cumpre somente o papel de conectar empregador ao trabalhador, mas também realiza ações de diálogo que conscientizam, informam e educam ambas as partes a respeito de práticas ou preconceitos que atrasam o desenvolvimento do mercado de trabalho. “O objetivo é aproximar as partes. Ainda existe discriminação, talvez um pouco de medo, da contratação de estrangeiros, mulheres (por causa da maternidade), pessoas mais velhas ou pessoas muito novas. Então nós temos que desfazer isso”, disse Ivete Rambo, coordenadora do Sine.

Diego e Ivete têm contato direto com o panorama do mercado de trabalho do município

Adequação

Segundo Ivete, o cadastro de vagas tem se sobressaído ao cadastro de candidatos, mas esse desequilíbrio do mercado não tem somente um responsável. Do lado das empresas, salário, benefícios e ambiente de trabalho são fatores decisivos para contratação e precisam estar atualizados dentro do cenário do estado e do país. Diego Felipe Borges de Amorim é funcionário do FGTAS – Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – e relata que muitas vagas ainda não oferecem o piso salarial da categoria. Por outro lado, a procura por qualificação constante é uma responsabilidade do trabalhador que precisa estar atento às atualizações do mercado de trabalho. “Ainda existem trabalhadores que iniciam em uma determinada atividade, permanecem no mesmo cargo por 20, 25 anos, são demitidos e voltam para o mercado esperando os mesmos vencimentos que tinham no cargo anterior. Não vão encontrar”, relata Diego.

Funções obsoletas

Outro fator que interfere no preenchimento de vagas é a demanda de funções obsoletas. Enquanto o fenômeno da automação ganha espaço na indústria mundial, empresas do município ainda necessitam de funcionários para determinadas funções que, em outros tempos, eram passadas “de pai para filho”, mas que hoje dificilmente encontram profissionais qualificados. “Por exemplo, operador de caldeira. É uma demanda das empresas, oferece um salário relativamente bom, porém não tem quem o faça”, conta Diego. Costureiro de linha fabril é outro exemplo de função muito requisitada pelas empresas, mas com poucos profissionais qualificados.

Programa de qualificação

Para suprir os espaços na indústria e comércio, o município, em parceria com o Senai, irá promover no primeiro semestre deste ano, cursos de capacitação profissional, do programa RS Qualificação. Entre os cursos estão, por exemplo, os de Marcenaria de encaixes e estruturas, Corte de peças para calçados e Técnicas de vendas e negociação.

Auxílio estrangeiro

A solução para boa parte da demanda de mão de obra do município pode estar na lista de candidatos a vagas de trabalho estrangeiros que se acumula na agência do Sine. Muitos dos imigrantes já chegam em Dois Irmãos com ensino superior completo: “Ontem recebemos um geólogo”, contou Ivete. Mas poucas empresas estão dispostas a fazer estas contratações. “Se as empresas não se abrirem para contratar os estrangeiros, ficarão à míngua. Não vai ter trabalhador local para subsidiar o necessário pra que eles continuem as atividades”, alertou Diego.

Ivete lembra que as empresas, de qualquer porte, podem, inclusive, fazer suas entrevistas no Sine que dispõe de salas sem custos.
Na agência, que fica na Rua Novo Hamburgo, 1079, também é possível realizar a confecção da carteira de trabalho digital, encaminhar o seguro desemprego e confeccionar a carteira de identidade (por agendamento, pelo telefone 51 3564 8805).

Confira as vagas de trabalho abertas atualmente no Sine:

Agente funerário – tanatopraxista

Ajudante de eletricista

Atendente de balcão

Auxiliar de cozinha

Auxiliar de estoque

Auxiliar de limpeza

Auxiliar de linha de produção

Auxiliar de marceneiro

Auxiliar de mecânico diesel

Costureiro de calçados a máquina

Embalador a mão

Marceneiro

Motorista

Motorista de caminhão

Operador de caixa

Operador de caldeira

Operador de empilhadeira

Pintor de paredes

Porteiro

Preparador de calçados

Servente de obras

Técnico analista de qualidade

Trabalhador polivalente confecção de calçados

Vendedor interno

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.