Pousada Heritage Colonial está há seis anos em Nova Petrópolis (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Há seis anos no Município com a Pousada Heritage Colonial, os empresários Márcia Neumann e seu marido Rogério Peretto querem o local, que fica em Linha Imperial, fazendo parte dos atrativos turísticos do Município.

O local, além das belezas naturais, ainda conta com muita história. O bisavó de Márcia, Josepht Neumann, um dos fundadores da Sicredi, na Linha Imperial, chegou ao local antes de 1900. Ainda se encontra o esqueleto da antiga roda d’água que foi fonte de energia para moradores da região no passado.

Na entrada, durante todo o verão, os hóspedes são recebidos com um lindo caminho de hortênsias. Após passar por uma trilha, os visitantes chegam em uma bela cascata onde o banho é permitido. Um local calmo, com belas paisagens e encontro com a natureza e animais.

Caminho de hortênsias na entrada da pousada (Créd.: Dário Gonçalves)

Por tudo isso, Márcia e Rogério buscam o reconhecimento do Município e querem ser incluído nos atrativos turísticos. “Eu tenho uma estrada de hortênsias, temos uma cachoeira, e eu não entendo porque a prefeitura não nos coloca pra fazer divulgação, para nós pagarmos impostos. São sempre os mesmos e nós queremos os mesmos direitos. Eles nos excluem”, conta Rogério.

Em 2017, iniciou-se uma mobilização para que um roteiro turístico fosse criado em Linha Imperial. A viabilidade da criação dependia de uma solicitação oficial feita à Prefeitura. “Fomos na prefeitura e falamos com o prefeito e o vice. Também fomos na Câmara, falamos com todos os vereadores e secretários, ninguém sabia como fazer um roteiro”, afirma Márcia.

(Créd.: Dário Gonçalves)

Inclusão aos Caminhos Gêrmanicos

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Indústria e Comércio, Gilnei Mücke, os estudos foram feitos e a possibilidade mais viável seria a implementação de novos atrativos e empreendimentos em roteiros já existentes. “Se chegou a um consenso, por parte da Administração, avaliar a possibilidade de integrar a um roteiro e não criar um novo, pois já há o roteiro do Cooperativismo, os Caminhos Germânicos e Alemães do Sul. Então se começou a abrir a possibilidade de integrar aos Caminhos Germânicos”, contou.

Mücke também disse que, na época, foi feita uma palestra com a Sicredei e a Casa Cooperativa para viabilizar esses atrativos aos roteiros. “Por parte dos Caminhos Germânicos, estão abertos a receber novos atrativos, mas se procura uma entidade para fazer uma preparação antes de serem inclusos para ver realmente quais têm condições. A ideia é juntar os interessados, fazer um treinamento e capacitação, talvez com o SEBRAE, e integrar todos juntos, e não de forma pingada”, finaliza.

Pousada Heritage Colonial fica na rua Vicente Prieto, 685 – Linha Imperial (5,69 km), Nova Petrópolis. Fone: (54) 3298-1290.