Museu da agricultura de Emmelshausen 

Nova Petrópolis – Será neste sábado, 09 de novembro, a assinatura da irmandade entre Nova Petrópolis e Emmelshausen, cidade situada na região de Hunsrück, estado Rheinland-Pfalz, na Alemanha.

O ato terá início às 09h, com missa celebrada por Dom Zeno Hastenteufel e Dom Dadeus Grings na Igreja São José Operário de Nova Petrópolis. Em seguida, às 10h30min, a assinatura de irmandade ocorrerá no Plenarinho da ACINP, com a presença do prefeito do Município, e a prefeita de Emmelshausen, Andrea malmann. após a assinatura, às 12h30min, haverá uma confraternização no Centro de Eventos, localizado na Av. Padre Affonso Theobald, 1700.

A união é devido às semelhanças entre as duas regiões e seus aspectos culturais, fatos que motivaram a irmandade, a fim de facilitar acordos e programas para intercâmbios sociais, culturais econômicos, e intercâmbios estudantis.

Emmelshausen

A cidade irmã de Nova petrópolis é uma pequena Associação municipal pertencente ao distrito de Rhein-Hunsrück, de onde muitos imigrantes alemães saíram em direção à terra nova e chegaram no Rio Grande do Sul e, consequentemente, também em Nova Petrópolis.

Emmelshausen conta com uma população de aproximadamente cinco mil habitantes e possui muitas características similares com Nova Petrópolis. Entre elas, estão o relevo, cultura com ênfase em expressões de folclore e canto coral, a linguagem falada do dialeto alemão, o fomento do cooperativismo e arquitetura.