Conecte-se conosco

Variedades

Aniversário: Spassweg, caminhos prazerosos

20/03/2020 - 14h30min

Atualizada em 20/03/2020 - 15h48min

Belezas do interior entre os maiores atrativos

Os apaixonados por sossego e por belos cenários junto a natureza, têm em Linha a Nova a oportunidade de percorrer roteiros autoguiados. A Administração mapeou e sinalizou alguns destes caminhos, que podem ser percorridos a pé, de bicicleta, carro ou como você preferir e criou o Spassweg (lê-se xpassvêg), que, em alemão, pode ser traduzido como ‘caminho de diversão’ ou ‘caminho prazeroso’. Spass significa também aquilo que eu gosto de fazer e que me deixa feliz. São percursos com saída e chegada no Parque Municipal Georg Heinrich Ritter, tendo distâncias e níveis de dificuldade variados. Como são autoguiados, a responsabilidade da escolha de qual caminho percorrer, é individual.

Linha Nova possui mais de 120 quilômetros de estradas e caminhos, a maioria deles abertos na colonização, a partir de 1847. São belíssimas paisagens rurais e muita natureza, que juntas proporcionam momentos de relaxamento, paz e sossego. Os roteiros foram batizados de: Caminho das Acácias, 13,1 quilômetro, duração de 2,3 a 3 horas; Caminho das Paineiras, 14,4 quilômetros, duração de 2,5 a 3,5 horas; Caminho dos Manacás, 13 quilômetros, duração de 2,5 a 3 horas; e Caminho dos Pinheiros, 22 quilômetros, duração de 4 a 5 horas.

Belas paisagens

Os organizadores recomendam escolher o trajeto mais adequado à sua capacidade física e meio de locomoção. Em sua maior parte, os caminhos percorrem estradas vicinais secundárias, porém, também passam na área central da cidade e em trechos asfaltados que podem ter maior fluxo de veículos. Tenha ATENÇÃO. Siga a sinalização e os mapas dos caminhos para evitar se perder ou ter que se deslocar mais que o previsto. O trajeto é sinalizado com placas num só sentido. Planeje sua atividade, levando água, lanche e o necessário para seu deslocamento. Cabe a cada participante organizar da melhor forma seu passeio, incluindo atendimento a possíveis emergências. Não há plantão de urgência na cidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.