Conecte-se conosco

Cadernos

Presidente Lucena: “O município é organizado, hospitaleiro e com grande potencial para crescer”

09/11/2018 - 16h26min

Eleito para o mandato de 2017 a 2020, o prefeito Gilmar Führ diz que hoje vê Presidente Lucena como um município organizado, hospitaleiro e com grande potencial para crescer cada vez mais. “Uma cidade composta por pessoas trabalhadoras e dedicadas, que se preocupam com o município onde vivem”, aponta. Para ele, o município, por ter localização privilegiada e natureza exuberante, tem potencial para avançar em muito na área do turismo bem como no desenvolvimento econômico, com a instalação de novas empresas. “Acredito que a principal carências seja a demora nos atendimentos da RGE nos casos de interrupção do fornecimento de energia e na manutenção da rede existente”, observa. Veja a entrevista com o prefeito:

Gilmar Führ, prefeito de Presidente Lucena

O Diário: De que forma a administração tem estimulado o desenvolvimento econômico do município?

Prefeito: O município possui legislação específica pela qual oferece incentivos para ampliação e instalação de novas empresas. A Administração também busca orientar e auxiliar as empresas para que possam crescer, expandir suas atividades sem maiores entraves por parte da municipalidade. Somos aliados das empresas que querem crescer junto com o município e estamos abertos para estudar novos projetos.

O Diário: Fale de algumas realizações e melhorias implementadas?

Prefeito: Desde que assumimos a Prefeitura temos trabalhado intensamente para oferecer melhores condições de vida à população. Num primeiro momento foram feitos investimentos expressivos na recuperação da frota de máquinas e veículos e aquisição de novos. Ao longo deste ano executamos várias obras e melhorias que beneficiam direta e indiretamente a população.

Construímos o pavilhão da feira do produtor e a colocamos, em parceria com os agricultores, em pleno funcionamento todos os domingos; adquirimos uma nova retroescavadeira; reformamos a ponte sobre o Arroio Veado, na localidade de Picada Schneider, e estamos concluindo a construção de uma nova ponte na mesma localidade; construímos campo de futebol junto a Escola Borges de Medeiros e Frederico Bervian; adquirimos diversos equipamentos para a Unidade de Saúde Alfredo Exner; viabilizamos a redução da faixa de domínio da Av. Presidente Lucena; equipamos e fizemos as melhorias necessárias para por em pleno funcionamento a Escola Frederico Bervian; construímos paradas de ônibus nos fundos da Escola Guilherme Exner e junto a rua Oscar Willibaldo Medtler; efetivamos melhorias e benefícios oferecidos na área da agricultura e em serviços públicos.

O Diário: Quais as conquistas mais importantes desde que assumiu a prefeitura?

Prefeito: Várias foram as conquistas para a população, porém, a viabilização da redução da faixa de domínio da Av. Presidente Lucena e as possibilidades de desenvolvimento da indústria e do comércio que isso trouxe, com certeza é o que causa maior impacto. Também merecem destaque as melhorias na área da Educação e da Saúde.

O Diário: O que a comunidade pode esperar do prefeito no próximo ano?

Prefeito: Está prevista a entrega das contas de água nas residências a partir do próximo mês, a aquisição de trator agrícola, a regularização/outorga de todos os poços que abastecem a rede de água pública, implantação de novos reservatórios de água, aquisição de novos veículos para as secretarias da Saúde e Obras, construção de novas paradas de ônibus, além de pavimentações asfálticas. Também estamos estruturando o COREDE para que a participação e representação popular estejam presentes e atuantes na nossa Administração.

O Diário: A relação Executivo e Legislativo, como avalia?

Prefeito: É uma relação harmoniosa, de autonomia e respeito mútuo. Apesar de serem poderes autônomos, o objetivo do trabalho em ambos tem em comum o desenvolvimento do município e o bem-estar da população.

O Diário: Quais são os projetos futuros da administração para Presidente Lucena?

Prefeito: A Administração Municipal não pode se preocupar com projetos específicos e sim trabalhar em todas as áreas para o bem-estar da população. Ainda iremos melhorar o sistema de abastecimento de água, ampliar escolas de forma a atender toda demanda, além de melhor equipar a unidade de Saúde Alfredo Exner. Também está em estudo projeto de pavimentação, além de outras ações que visam o bem comum.

O Diário: Que ações estão sendo feitas para fomentar o turismo no município?

Prefeito: O município tem grande potencial turístico a ser explorado e neste sentido, tanto a Administração Pública, bem como a iniciativa privada, estão realizando atividades que buscam fomentar o turismo. A Prefeitura está realizando constantes eventos junto a área do Parque de Eventos Egon Gewehr, bem como desenvolvendo atividades como caminhadas e passeios ciclísticos.

O Diário: Queres deixar alguma mensagem à comunidade?

Prefeito: Não tenho medido esforços para fazer uma administração transparente e responsável, voltada para o desenvolvimento constante do município. Cada um fazendo sua parte, o município e a população só têm a ganhar. Assim, a Administração Pública não pode fazer tudo sozinha, é necessária a participação da comunidade. Somente com o envolvimento e participação da comunidade é possível fazer uma boa administração.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.