Conecte-se conosco

Coluna Vovôfit

Vovôfit

12/07/2021 - 06h10min

Atualizada em 12/07/2021 - 10h07min

* Vovofit de novo teve uma dose dupla no fim de semana. No sábado cumpriu uma jornada de 22 quilômetros, dos quais 5 de trilhas de dificuldade quase máxima. Três quilômetros dos cinco de trilhas, tiveram grau de dificuldade 8 numa escala de 1 a 10. Pior do que isto, só aquelas trilhas que você precisa de ajuda de cordas e outros apetrechos para vencer desafios. Descemos uma montanha íngreme de 3 quilômetros, pelo meio da mata para encurtar o caminho projetado em 17 quilômetros. O dilema: ou você enfrenta o desafio, ou faz 17 quilômetros além dos 15 que já haviam sido percorridos. O que você faria?

* Um morador da localidade de Canto Becker disse que a trilha é de 100 anos atrás, quando não havia estradas e as pessoas iam nas festas e bailes pela trilha. Os de Picada e Pinhal Alto para Boa Vista do Herval e vice-versa. Caminhavam um dia inteiro. Canto Becker pertence a Herval. Era onde estávamos e queríamos voltar para o Jammerthal, em Picada Café, onde foi o ponto de partida. Nos atiramos para dentro do mato com o desafio de descer toda a montanha e chegar no vale lá embaixo. Só tivemos um pensamento: esquecer os 17 quilômetros que teríamos que enfrentar sem a trilha de 100 anos que serviu nossos antepassados. O morador disse que levaríamos no máximo uma hora. Levamos duas horas.

* Foram duas horas de apreensão, medo, angústia, enfim, todos os sentimentos que amedrontam alguém. A mata era fechada e a trilha existia. Só que em determinados trechos ela desaparecia e você tinha que adivinhar por onde passar. Descidas como aquela só podem ser feitas em ziguezague. Barranco e mato de um lado e precipício de outro. Tinha trechos em que fomos obrigados a sentar no chão de barro liso e molhado e arrastar a bunda até chegar num ponto onde podíamos nos segurar.

* Quando você enfrenta um desafio desses, a saída da mata é como se
tivesse passado um tempo perdido em alto-mar e de repente encontrasse terra firme. Me agachei e pensei como fui capaz de encarar aquilo. Saí do episódio mais forte e percebi que foi uma lição que se carrega para o resto da vida.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.