Cabo de telefonia, na Avenida Presidente Lucena, no Centro, está bem mais baixo que os demais. (Foto: Rafael Petry)

Ivoti – Fios e cabos têm feito parte da decoração das ruas e calçadas do município. Em diversos pontos, é possível encontrar os mesmos por calçadas, enrolados em árvores e até mesmo em baixa altura pelo passeio público. O morador da cidade, Hari Hub, de 56 anos, reclama da situação. “Estes cabos já estão aqui pelo chão já faz tempo. Minha filha passa brincando por aqui, uma hora pode enroscar os pés, cair e se machucar”, conta o aposentado enquanto apontava para os fios enrolados na calçada do cruzamento da rua São Leopoldo com a Avenida Presidente Lucena.

Buscando contornar esse problema, a Administração Municipal divulgou um espaço para a comunidade comunicar os casos visíveis pela cidade. Conforme comenta o secretário de Obras, Beto Schneider, os cabos têm dado dor de cabeça. “A comunidade reclama deste problema em vários locais. Às vezes até os próprios moradores acabam enrolando os cabos em algum poste ou árvore”, comenta. De acordo com Beto, a Prefeitura busca realizar, com as informações repassadas da comunidade, um compilado de pontos e problemas em todo município.

Atualmente a cidade não conta com lei que regulamente o serviço, como a altura das instalações e a maneira de manutenção dos fios e cabos de telefonia e internet. “A nossa primeira ideia é propor um projeto de lei que fiscalize esse serviço em Ivoti. Após isso, vamos buscar realizar uma audiência pública, junto com a comunidade, ministério público e as empresas responsáveis pelo serviço. Vamos buscar uma solução”, declara o secretário.

Problema antigo

No dia 18 de junho deste ano, o Jornal O Diário noticiou o transtorno causado por cabos caídos na rua São Carlos, no bairro Concórdia. Na ocasião, segundo relato de moradores, um caminhão de cabine alta, que seguia pela rua Castro Alves, bateu nos fios e puxou alguns deles. Com isso, parte da fiação ficou pendurada próximo ao asfalto e à calçada, na esquina entre as duas ruas. Os cabos ficaram em meio à rua desde o sábado, dia 15, daquele mês, até a manhã de terça-feira, 18.

Contato

Para a comunidade comunicar a Prefeitura sobre a situação de fios e cabos caídos em meio às calçadas ou até mesmo à rua, é necessário enviar um e-mail para [email protected] Junto deve estar anexado uma foto. Além disso, também devem ser informados o nome da rua, o bairro e alguma referência de localização próxima ao problema.