Estância Velha – Levando em consideração a abstenção da última eleição para prefeito em 2016, que foi de 5.270 eleitores, o número de títulos irregulares é muito alto, conforme informa Detiana Custódio, chefe do Cartório de Estância Velha. “Nosso objetivo é ter o menor número possível de títulos cancelados”, afirma Detiana. “Até o prazo final temos capacidade de atender ainda 2.500 eleitores, contando o plantão do final de semana”, avisa.

O prazo final para o cadastramento biométrico é no dia 11 de dezembro, porém, num total de 35.828 eleitores, apenas 25.913 (72,3%), já realizaram o cadastramento biométrico, em Estância Velha. O prazo final encerra no dia 11 de dezembro, não haverá prorrogação e nem novo período para regularização, antes da próxima eleição, em outubro de 2020. Faltando exatos 9 dias para o encerramento do prazo, 9.945 eleitores (27,7%) estão irregulares, e poderão ter seus títulos de eleitores cancelados, a partir de 12 de dezembro.

PRINCIPAIS CAUSAS

O número de eleitores irregulares até o momento, poderia tranquilamente, eleger o próximo prefeito de Estância Velha, já que em 2016 a atual prefeita foi eleita com 7.607 votos. Conforme as diversas justificativas daqueles que não fizeram, e nem pretendem fazer o cadastramento, está o descontentamento com os atuais governantes, e a falta de bons candidatos para as próximas eleições. Além disso, a velha mania do brasileiro, em deixar tudo para a última hora, memorizando somente a data final, causando congestionamento, e longas filas para realizar a biometria.

ÚLTIMO PRAZO

O Cartório Eleitoral de Estância Velha, atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia. O último plantão para o cadastramento biométrico será no sábado, 7, e domingo, 8, com agendamento prévio através dos telefones 3561-1837 ou pelo Waths 9 9511-0466. Levar documento de identidade, comprovante atual de residência, CPF e Título de Eleitor. “A expectativa, conforme a movimentação atual, é de que apenas 2 mil pessoas compareçam, nestes últimos dias, lamenta Detiana.