Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Detentos incendiaram colchões em rebelião em penitenciária modulada

22/01/2022 - 10h26min

Atualizada em 22/01/2022 - 10h26min

(Crédito: Divulgação/BM)

Uruguaiana – etentos colocaram fogo em colchões nas celas da Penitenciária Modulada de Uruguaiana, Fronteira do estado, na noite de sexta-feira (21), durante uma rebelião. Um princípio de incêndio chegou a atingir seis alas.

A situação teria começado depois que os presos foram informados de que não haveria visitas no fim de semana para evitar a disseminação da variante ômicron da Covid-19.

Segundo o Sindicato dos Penitenciários, três presos e um servidor precisaram de atendimento médico depois que inalaram fumaça, e outros dois tiveram escoriações.

Por meio de informações do portal alegretetudo, a rebelião ocorreu nos três módulos e o motivo seria a operação-padrão da Susepe que iniciou na segunda-feira, dia 17.

O 6º Batalhão de Choque, o Corpo de Bombeiros e Brigada Militar estiveram no local em apoio aos agentes penitenciários.

Os servidores penitenciários do Estado estão em greve desde a deliberação em Assembleia Geral Extraordinária ocorrida em 11 de janeiro de 2022.

Desde o dia 17, p ato estabelece o fim das realizações de audiências virtuais nos Estabelecimentos Prisionais, assim como todas as escoltas passarão a ser dentro dos moldes apresentados no Documento próprio Operação Legalidade, conforme o item Movimentações Extras.

Em 20 de janeiro o sistema prisional do Estado passou a não mais proceder com a entrada de sacolas, portanto desde a data não há mais recebimento de itens externos para os apenados. Nisso se inclui os produtos ofertados pelas cantinas.

A partir do próximo dia 23, não haverá permissão para entrada de visitas aos apenados. Em 26 de janeiro, ocorre a paralisação de 72 horas, ocasião em que somente terá atendimento em caso de risco de morte e procedimento de fornecimento de alimentação aos detentos.

 

Fonte: G1/alegretetudo

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.