Estado - País - Mundo
Bolsonaro agradece apoio e diz que recuperação após cirurgia “é um milagre”

O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (15), dois dias após passar por uma cirurgia de grande porte no Hospital DF Star, em Brasília. Ele agradeceu o apoio recebido, detalhou orientações médicas e afirmou que está concentrado na recuperação.
“Os médicos explicaram que as primeiras 48 horas após a cirurgia são fundamentais para avaliar nossa recuperação. (…) Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi o procedimento mais invasivo que aconteceu, buscando forças para levantar da cama mais uma vez, após enfrentar a sexta cirurgia decorrente da facada sofrida por um antigo integrante do PSOL, aliado histórico do PT”, escreveu.
Bolsonaro também destacou os riscos pós-operatórios e reforçou a orientação médica para evitar visitas, exceto de familiares e profissionais de saúde. Segundo ele, conversas e estímulos podem causar dilatação ou descolamento da parede abdominal, o que poderia comprometer a recuperação.
“Sou imensamente grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida. (…) Tenho certeza de que, sem todos esses pilares, eu não teria a chance de me sentir como me sinto agora: com disposição e enorme vontade de voltar a andar e trabalhar, sempre ouvindo de perto o sentimento do povo brasileiro”, completou.
Cirurgia durou 12 horas e tratou obstrução intestinal
O ex-presidente está clinicamente estável, sem dor e segue sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cirurgia, realizada no domingo (13), durou cerca de 12 horas e teve como objetivo tratar uma suboclusão intestinal, uma obstrução parcial causada por aderências formadas após múltiplas cirurgias decorrentes da facada sofrida em 2018.
Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, o procedimento envolveu uma extensa lise de aderências e a reconstrução da parede abdominal. A operação ocorreu sem intercorrências e não houve necessidade de transfusão de sangue.
Durante o procedimento, os médicos identificaram que a obstrução era provocada por uma dobra no intestino delgado, dificultando o trânsito intestinal. O problema foi corrigido com a liberação das aderências.
Em uma rede social, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro já havia celebrado o sucesso da cirurgia no mesmo dia:
“Cirurgia concluída com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória! (…) Seguimos firmes, com fé e esperança!”
O ex-presidente foi transferido para Brasília em uma UTI aérea na noite de sábado (12), após relatar fortes dores abdominais durante um evento do PL no Rio Grande do Norte. A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião Cláudio Birolini, que já havia indicado anteriormente que o quadro era mais grave do que os episódios anteriores.
Até o momento, não há previsão de alta hospitalar. Bolsonaro permanece na UTI recebendo suporte clínico, nutricional e medidas preventivas contra infecções.
=