Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Eleições 2022: orientações do cartório da 118ª Zona Eleitoral

29/09/2022 - 11h47min

(Crédito: Leila Ermel)

Região – A chefe de cartório da 118ª Zona Eleitoral, Detiana Pereira Custódio, passou orientações importantes para os eleitores, relacionadas ao pleito deste 1º turno, com votação neste domingo, dia 02. Vários fatores devem ser acompanhados e seguidos para que tudo ocorra dentro do programado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A 118ª zona atende Estância Velha, Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor.

“Sugerimos aos eleitores que, dentro das possibilidades, antecipem sua votação para até às 15h, deixando o período restante para aquelas pessoas que trabalham ou realmente não têm outro horário para votar. Essa postura fará com que o pleito seja mais tranquilo e não ocorra tumulto e aglomeração desnecessários no final da tarde”, destaca.

Outra indicação é a de que o cidadão cumpra com seu dever, digite seu voto na urna eletrônica, retorne para sua casa e aguarde os resultados com tranquilidade e segurança. “A melhor coisa é comparecer em sua seção, votar e retornar para sua residência. Ficar nas ruas ou em locais públicos aguardando o resultado pode gerar tumultos e ânimos alterados. Prezamos pela segurança de todos, por isso nossa dica”, pontua.

Informações das Eleições 2022:

– Levar um documento com foto (caso tenha o app e título, pode apresentá-lo ao mesário sem o documento);

– O aplicativo e título não estará disponível para ser baixado no dia da eleição (02/10), o eleitor deve instalar até o dia 1º.

– Justificar o voto: em qualquer seção terá formulário para justificar o voto; ou, em caso de a pessoa ter atestado, terá até 60 dias para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral;

– Pessoas acima de 70 anos não tem obrigatoriedade em votar;

– Urnas da Sociedade de Canto União: estas seções foram transferidas para o pavilhão da Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador (avenida Presidente Vargas, 612)

– Urnas do PAM Balduíno Weber: as seções 04, 36 e 57 foram transferidas para o mesmo endereço acima citado;

– Seções renumeradas nos municípios: o TSE renumerou as seções dos municípios pertencentes a mesma zona, no caso a 118ª. Portanto, os eleitores de Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor que não identificarem a placa com a numeração de sua seção, devem verificar na listagem que será afixada na parede e conferir se sua seção mudou de número e então se dirigir ao local para votar (não haverá neste caso alteração de lugar, apenas da numeração das seções);

– Permitido levar cola dos candidatos anotada em papel;

– Proibido portar o celular na cabine, junto à urna eletrônica. O cidadão será orientado a deixar o aparelho em uma mesa, ou deixá-lo com alguma pessoa que esteja o acompanhando.

– Caso descumprida esta norma, a pessoa será convidada a aguardar no lado de fora da seção, até decidir deixar o celular no local indicado. Se for flagrada com o celular na cabine, o ato será notificado e poderá gerar uma ação de crime eleitoral.

– Novos títulos e transferências voltam a ser feitos a partir de 07 de novembro;

Estância Velha, Ivoti, Presidente Lucena e Lindolfo Collor (11ª Zona) ainda não terão urnas novas, os equipamentos serão os mesmos das eleições passadas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.