Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Instituições da Secretaria da Cultura começam a reabrir na quinta-feira, dia 22

20/10/2020 - 11h00min

Após sete meses de interrupção das atividades presenciais, a Sedac se prepara para reabrir suas instituições

Rio Grande do Sul – Após sete meses de interrupção das atividades presenciais, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) se prepara para reabrir suas instituições a partir da próxima quinta-feira, 22. A volta acontece devido à publicação do Decreto 55.537, que liberou a realização de eventos sociais e culturais. A retomada também está condicionada à autorização dos governos municipais.

Conforme o decreto, a reabertura só pode acontecer em municípios localizados em regiões que estejam com bandeira laranja (risco epidemiológico médio) ou amarela (risco epidemiológico baixo) há, no mínimo, duas semanas consecutivas e onde as aulas presenciais já tenham retornado nas instituições de ensino.

Ampliação de testagens chega ao fim em Nova Petrópolis
A reabertura obedece aos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelo governo do Estado. As instituições terão seu horário de visita reduzido, funcionando de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

Em breve, a Sedac divulgará em seu site (www.cultura.rs.gov.br) um guia de orientação para o setor cultural gaúcho, com base nas regras de operação autorizadas. O documento reunirá todos os protocolos a serem aplicados na área da cultura, de acordo com cada bandeira, tratando de serviços culturais, educação cultural e informação e comunicação.

“Desde a publicação do decreto de calamidade pública no dia 19 de março e, consequentemente, com o cancelamento das atividades culturais em todo o Estado, a Sedac criou um grupo de trabalho para tratar das medidas de retorno do setor cultural. Este GT construiu com diversos setores e entidades os protocolos setoriais, seguindo todas as orientações sanitárias, para que as instituições pudessem retomar as atividades gradualmente e com responsabilidade”, ressalta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

Operação do MP mira contratos superfaturados durante a pandemia em prefeitura gaúcha

Datas de reabertura das instituições localizadas em Porto Alegre:

22 de outubro
• Arquivo Histórico
• Memorial do Rio Grande do Sul
• Museu Antropológico
• Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom)
• Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs)

26 de outubro
• Biblioteca Pública do Estado (BPE)

19 de novembro
• Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
– Biblioteca Erico Verissimo
– Biblioteca Lucília Minssen
– Discoteca Pública Natho Henn
– Museu de Arte Contemporânea (MACRS)
– RS Criativo

1ª quinzena de dezembro
• Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)
• Teatro de Arena
• Theatro São Pedro

Polícia faz operação para coibir a venda clandestina de gás de cozinha na Região Metropolitana
O Museu Julio de Castilhos e a Cinemateca Paulo Amorim, ambos localizadas em Porto Alegre, passam por obras e reabrirão após a conclusão das mesmas.

O Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, o Parque Histórico Bento Gonçalves, em Cristal, e o Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos, terão as datas de reabertura definidas após a publicação dos respectivos decretos municipais.

Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.