Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Kartoffelfest encantou a região com receptividade e alegria em Santa Maria do Herval

27/05/2022 - 13h55min

Atualizada em 27/05/2022 - 13h57min

Banda Corpo e Alma lotou o pavilhão no último final de semana (Créd. Maicon Agostini)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Foram longos meses de preparo, trabalho árduo e, também, semanas de incertezas diante do cenário pandêmico. Afinal, poderia a festa acontecer? Ali, no limite, os protocolos foram sendo flexibilizados e a 23ª Kastoffelfest se tornou possível após dois anos.

A tradicional Festa da Batata foi de sucesso absoluto durante os dois últimos finais de semana, totalizando oito dias de evento. Os números ainda estão sendo contabilizados, mas as projeções iniciais a apontam com sendo uma das maiores Festas realizadas até então.

O evento, alusivo aos 34 anos de emancipação de Santa Maria do Herval, iniciou no dia 12 de maio (data do aniversário) e seguiu até domingo, 22. Dentre o palco principal, secundário e apresentações pelo pavilhão, teve mais de 30 atrações musicais – dos mais variados estilos e para todas as idades.

Além disso, teve presença cultural com grupos folclóricos, parque de diversões, chope artesanal, feira de indústria, comércio e máquinas, com da venda de produtos coloniais e, claro, o tradicional bolinho e batata – único e de sabor inigualável.

Uma grande festa só é possível pela união de esforços

Na foto, os que organizaram a Festa junto com toda a equipe de voluntários: Max, Mara, Gilnei, Márcia, Miguelina e soberanas (Créd. Cleiton Zimer)

Para ser possível a Festa contou, novamente, com a junção de forças de dezenas de pessoas que doaram seu tempo, de empresários que acreditam no potencial e da importância da festa e patrocinaram o evento.

Gratidão

À frente da Associação Cultural Teewald – que realiza o evento –, a presidente Miguelina Kaefer, a Migue, resumiu o evento usando duas palavras: sucesso e gratidão. “Agora, mesmo estando num período de maior flexibilização em relação à pandemia, inicialmente ficou aquela insegurança devido aos altos investimentos que se faz para organizar o evento para poder receber e atender bem o público. Mas as pessoas vieram prestigiar nosso evento, mostrando que aos poucos precisamos voltar a nossa normalidade”.

Migue, em nome da Associação, agradeceu a todos que prestigiaram a Kartoffel e, também, aos que colaboraram com seu trabalho voluntário. “A todos que estiveram a frente da organização do evento, aos patrocinadores, aos que zelaram pela segurança da festa e a todos aqueles que de uma forma ou outra colaboraram e contribuíram para o sucesso da 23ª Kartoffelfest”.

Superação

A prefeita Mara Stoffel (PDT) descreveu o evento como sendo de superação após os dois anos sem a realização da tradicional Festa. “Quero dedicar a nossa gratidão a cada um que prestigiou a Kartoffelfest, assim tornando o evento no maior da história; a participação valiosa e indispensável de vocês tornou tudo isto possível. Gratidão a todos que se empenharam com o seu trabalho, dedicação e apoio, todos estão de parabéns e merecem nosso sincero agradecimento por tudo. Muito obrigada a todos. Um forte abraço no coração e Santa Maria do Herval está de braços abertos para recebê-los em qualquer momento”.

Acima das expectativas

O secretário de Turismo e presidente da 23ª Kartoffelfest, Marcos Cesar Stoffel, proferiu seu agradecimento a todos os que ajudaram através do trabalho voluntário, patrocinadores, Brigada Militar e Polícia Civil, Saúde, Bombeiros e, também, às soberanas que divulgaram o evento pela região durante vários meses. “A festa foi acima das expectativas. Em breve será feita uma avaliação completa e os resultados oficiais serão apresentados”, disse.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.