Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Policiais se qualificam para atender vítimas de violência doméstica em Dois Irmãos

21/06/2022 - 11h58min

PMs são os responsáveis pelo primeiro atendimento e direcionamento das mulheres (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Desde o início do ano o Município registrou 70 casos de violência doméstica. É uma das ocorrências mais frequentes, e a que mais abala as estruturas familiares. Para tanto a Brigada Militar (BM), que é a responsável pelo primeiro atendimento às vítimas, está buscando cada vez mais se aprimorar de forma a garantir um atendimento humanizado, direcionando as mulheres com mais clareza para que tenham acesso a um sistema público de atendimento, de cuidado e de proteção.

Recentemente, o sargento Josiel Neves e o soldado Ezequiel Silva Soares participaram de um curso de capacitação para casos de Maria da Penha; a soldado Schmitt já possui está qualificação. Cerca de 50 policiais militares do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS) participaram. As aulas, com duração de 30 horas, foram ministradas pelo Capitão Juliano Cardoso Arali.

Sgt. Josiel Neves

 

Sold. Ezequiel Silva Soares

Agregando

Neves destaca que receberam instruções de como atuar desde o momento da abordagem, de forma a evitar a revitimização da mulher, até o encaminhamento à rede de atendimento. “O que a gente consegue agregar na nossa função é que quando tem atendimento às vítimas se consegue prestar uma atenção melhor, com um trabalho mais qualificado, e da mesma maneira tu vai conseguir compreender a rede de atendimento, quais são os direitos dela, onde ela pode procurar ajuda”, afirma, destacando que, assim, é possível instruir a vítima de maneira mais adequada.

Mostrar o caminho

Ezequiel conta que, muitas vezes quando a vítima é agredida, ela acaba por ter receio de denunciar na Delegacia e solicitar uma medida protetiva. Isso ocorre pois acabam por não conhecer todos os seus direitos e os amparos da Lei. E, no curso, os policiais aprendem a transmitir, com clareza, os direitos que a mulher tem naquele momento de fragilidade. “Ela não vai se sentir sozinha. Uma coisa é pegar a vítima e simplesmente levar para a Delegacia; outra é conseguir demonstrar o caminho”.

Defesa pessoal para as mulheres

O soldado Ezequiel é instrutor de Krav Magá e possui um projeto de social chamado Mulheres que Lutam. Nas aulas, ensina defesa pessoal para que possam se defender em situações de risco. Os encontros ocorrem todas as segundas-feiras na Praça CEU’s, no Loteamento Picada 48, das 19h às 20h. Informações estão disponíveis no Instagram @mulheresquelutamdi.

Denuncie

Qualquer situação de violência doméstica deve ser comunicada, não só pela vítima, mas por quem tiver conhecimento de um ato. Na Brigada Militar de Dois Irmãos, os contatos podem ser feitos pelo 190, 3564-1193, 3564-6872 e WhatsApp 051 98501-6695.

Denúncias também podem ser encaminhadas para a Delegacia de Dois Irmãos, pelo whats 051 98543-7318, ou telefone 051 3564-1190, garantindo-se o anonimato.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.