Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Quadro regional de saúde está em pré-colapso

24/05/2022 - 14h06min

Atualizada em 24/05/2022 - 14h18min

Só em especialidades como traumatologia/ortopedia, oncologia e oftalmo – serviços oferecidos pelo Estado em hospitais e clínicas credenciadas - a lista de pacientes aguardando atendimento chega a 10.168 pessoas (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Região – Mais de 10 mil atendimentos represados por falta de vagas, escassez de profissionais no mercado de trabalho, falta de medicamentos (inclusive na rede privada), de insumos e ainda a alta nos preços tanto de remédios quanto de mão de obra. Tudo isso associado à alta demanda por atendimento ocasionada principalmente pelo frio. O quadro que nos últimos dias vem tirando o sono dos prefeitos da região foi pauta da reunião da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – Amvars realizada no dia 19 de maio, em Santa Maria do Herval. Angustiados por soluções que fogem de sua alçada, eles aguardam encontro com a Secretaria de Saúde do Estado para buscar alternativas à situação.

Só em especialidades como traumatologia/ortopedia, oncologia e oftalmo – serviços oferecidos pelo Estado em hospitais e clínicas credenciadas – a lista de pacientes aguardando atendimento chega a 10.168 pessoas.

Outro problema recente da rede é a procura elevada às unidades de Pronto Atendimento, agravada pela falta de profissionais. “Está difícil conseguir mão de obra na área de saúde. Enfrentamos um verdadeiro leilão para poder contratar. Mesmo pagando acima do teto do SUS, não há profissionais”, observa Jerri Meneghetti, presidente da Amvars, reforçando que é para atendimento infantil que os municípios mais enfrentam dificuldades.

Além da falta de profissionais, alguns municípios enfrentam a resistência dos clínicos gerais em atender essa faixa etária de paciente sob alegação de fugir da especialização. “Essa situação está agravando a situação financeira dos municípios. Não há orçamento para isso”, destaca.

Sem o envolvimento do Estado não temos como resolver”

Na reunião que teve a participação dos prefeitos de Campo Bom, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, São Leopoldo e Sapiranga os prefeitos creditaram a situação a problemas estruturais na rede SUS, morosidade no encaminhamento de consultas e exames que dependem do Estado e a fatores pontuais como dengue, nova onda de Covid-19 e doenças sazonais provocadas pelo frio, situação que tende a se agravar. “Sem o envolvimento do Estado não temos como resolver. Aguardamos a agenda com secretária para poder debater soluções”, reforça Jerri. A reunião com a secretária Arita Bergmann está prevista para esta quinta-feira, dia 26

Durante esta semana a Amvars realiza reuniões com secretários de Saúde da região para obtenção de números atualizados de demanda reprimida de atendimento. Também será lançado pelo Consórcio CP Sinos, edital para credenciamento de serviço médico o que permitirá aos municípios consorciados a contratação desses profissionais.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.