Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Vigilância em Saúde realiza ações de combate ao mosquito da dengue

24/03/2023 - 10h50min

Ivoti – Tendo em vista a entrada no período de maior contaminação de dengue, a Vigilância em Saúde de Ivoti está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além das visitas e controles rotineiros, nas últimas semanas ocorreram mutirões de limpeza e aplicações de pulverizador. Vale lembrar que a colaboração da comunidade também é muito importante.

A situação merece atenção. Até o momento, foram 100 ocorrências notificadas, das quais são 62 casos confirmados, 25 em investigação e os demais descartados.

Mutirões em bairros
Entre as atividades, foi realizado na manhã do último sábado (18) um mutirão de visitas e limpeza nos bairros Morada do Sol e Jardim Bühler, com incidência de casos da doença. A iniciativa contou com a orientação dos moradores e retirada de materiais que acumulam água, como pneus, garrafas, potes de plástico e latas, recolhidos pela Secretaria de Obras.

Limpeza no Cemitério Municipal
Ainda na semana passada, ocorreu um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal. “As pessoas também precisam se conscientizar e dar atenção para a limpeza dos pátios”, destaca o coordenador da Vigilância em Saúde, Rodrigo Schallenberger.

Pulverizações
Outra mobilização é a de pulverizações realizadas nos locais com suspeita ou confirmação de contaminação, além de pontos com focos de larvas. De acordo com a Vigilância, as vistorias nos pátios das residências ocorrem em um raio de 150 metros do ponto de notificação, seguindo as orientações do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informa que as aplicações ocorrem sempre no fim do dia, nos chamados momentos de “inversão térmica”, e o produto utilizado é específico, fornecido pelo Ministério da Saúde.

Visitas domiciliares
As visitas domiciliares são feitas a cada dois meses, com informações sobre os cuidados, entrega de comunicados e folders, além do atendimento de denúncias realizadas por moradores.

Informações importantes
A Vigilância em Saúde informa que o mosquito só se reproduz em água limpa e parada. Trata-se de um inseto urbano, que se reproduz nos pátios onde encontram baldes, cisternas, latas, potes, pneus, tampinhas de garrafa, cascas de ovos, lonas, entre tantos outros espaços que acumulam água parada da chuva, da rega das plantas e de piscinas plásticas.

Nas visitas, tem se observado que a comunidade não está colaborando como o esperado. Por isso da importância de seguir as orientações e contribuir com o combate à dengue. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3563-6855.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.