Conecte-se conosco

 

Destaques

Mais de 120 mil veículos devem partir para o litoral neste final de semana

Litoral Norte – O movimento para o litoral norte do Estado e praias catarinenses segue intenso neste final de semana. São esperados mais de 120 mil veículos apenas no movimento de ida para o litoral entre esta sexta-feira, 17, e sábado, 18.

De acordo com a CCR Via Sul, que administra a BR-290/Freeway, a previsão é de que 67 mil veículos passem hoje pela Praça de Pedário de Santa Antônio da Patrulha. Amanhã, outros 53 mil devem se dirigir ao litoral.

Horários de maior movimento

A concessionária orienta os condutores a deslocarem para as praias nesta sexta até as 14 horas ou após as 22 horas, para evitar os congestionamentos no período de maior movimento na Freeway. No sábado, a orientação é de que os motoristas viagem após as 13 horas.

Retorno do litoral

Entre domingo, 19, e segunda-feira, 20, mais de 116 mil veículos devem retornar em direção à Região Metropolitana. No domingo, a orientação da CCR Via Sul é que os condutores peguem a estrada até as 14 horas ou após as 22 horas, visto que são previstos 66 mil veículos trafegando pela Freeway no dia. Na segunda, outros 50 mil são esperados, com movimento mais acentuado durante a manhã.

Acostamento e Papa Fila

Caso necessário, a CCR Via Sul fará, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a liberação do acostamento como faixa adicional. Na ida ao litoral, o recurso poderá ser utilizado entre os kms 75 (Gravataí) e 26 (S. Antônio da Patrulha) e na volta, do km 1,5 (Osório) ao 75 (Gravataí).

A utilização do acostamento é permitida somente para veículos leves em velocidade máxima de 70 km/h. Além disso, equipes de atendimento estarão disponíveis para a operação papa fila, antecipando a cobrança da tarifa para diminuir o tempo de espera nas Praças de Pedágio e agilizar a passagem pela cabine.