Polícia
PF cumpre mandado na região contra abuso sexual de crianças e adolescentes
A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (8) uma grande ação nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, com reflexos também no Rio Grande do Sul.
A Operação Nacional Proteção Integral III, deflagrada simultaneamente em todo o país, teve cumprimento de mandados de busca e apreensão em Sapiranga, além de outras cidades gaúchas como Cachoeirinha, Viamão, Osório, Três Forquilhas e Terra de Areia.
De acordo com a Comunicação Social da PF no Rio Grande do Sul, foram sete mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana e no Litoral Norte, três em Rio Grande e um em Pelotas. Em Cachoeirinha, houve prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual e posse ilegal de arma de fogo. Outro flagrante foi registrado em Rio Grande.
No total, a operação mobilizou 617 policiais federais e 277 policiais civis, somando 894 agentes em todo o país. Foram 184 mandados de busca e apreensão e 9 mandados de prisão preventiva, além de 55 prisões em flagrante, 2 apreensões de menores e 3 vítimas resgatadas.
A Operação Proteção Integral III é uma ação coordenada pela Polícia Federal com apoio das Polícias Civis de 16 estados, entre eles o Rio Grande do Sul. Ela faz parte dos esforços nacionais de combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de menores, especialmente aqueles cometidos pela internet.
Segundo a PF, apenas entre janeiro e setembro deste ano já foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais. A instituição reforça a importância de que pais e responsáveis acompanhem o uso da internet por crianças e adolescentes, orientando sobre riscos e incentivando o diálogo sobre segurança digital.
Resumo da Operação Nacional Proteção Integral III
• Mandados de busca e apreensão: 184
• Mandados de prisão preventiva: 9
• Prisões em flagrante: 55
• Vítimas resgatadas: 3
• Policiais envolvidos: 894 (617 federais e 277 civis)
A operação, deflagrada de forma simultânea em 27 estados brasileiros, reforça o compromisso das forças de segurança com a proteção da infância e da adolescência.
