Conecte-se conosco

Polícia

Barbosa é o novo reforço da BM de Dois Irmãos

27/09/2023 - 07h30min

Atualizada em 28/09/2023 - 19h24min

Soldado Cleiton de Souza Barbosa chegou em Dois Irmãos no dia 15 (FOTO: Cleiton Zimer)

Policial está há 15 anos na instituição

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – A Brigada Militar (BM) conta com mais um reforço através da vinda do soldado Cleiton de Souza Barbosa, 39 anos. Ele se apresentou no dia 15 de setembro e veio da Cadeia Pública de Porto Alegre – antigo Presídio Central – por onde atuou nos últimos quatro anos.

O policial faz parte da leva de 184 militares que deixaram o presídio depois de 28 anos, após a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) assumiu a gestão no dia 31 de agosto. Em 1995 a BM assumiu o controle do local após uma força-tarefa; o que era para ser 180 dias, se transformou em quase três décadas.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Natural de Santa Rosa, Barbosa entrou para a instituição em 2009. Também atuou em Novo Hamburgo, Capela de Santana e Três Passos.

Até então só conhecia Dois Irmãos de passagem – e escutava de colegas policiais sobre o quanto é bom trabalhar aqui.

Ele fala das suas primeiras impressões. “É uma cidade muito organizada, ordeira. Um padrão diferenciado das demais”, afirma.

Barbosa frisou a importância da proximidade entre a comunidade e as forças policiais, destacando que “uma precisa do outro”.

Agregando

O comandante local, tenente Elton Dhein, pontua que o policial chega para “agregar no serviço à comunidade”. Além deste, outros três novos militares devem integrar a unidade.

A ótica de quem esteve no Central

Barbosa lembra que quando entrou para a Cadeia Pública, em meados de 2019, havia cerca de 4.500 presos. Agora, ao sair, eram em torno de mil. “Então ficou melhor”, avalia.

Ressalta, no entanto, que na sua ótica nota-se a dificuldade de ressocialização dos detentos. “Estão lá em busca da ressocialização, está previsto constitucionalmente, mas é praticamente inviável”, analisa, dizendo que muitos são faccionados em não pensam em retornar para um bom convívio em sociedade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.