Conecte-se conosco

Região

Caso “Ximbu”: servidor que importunou menor responderá em liberdade

29/05/2023 - 19h00min

Atualizada em 29/05/2023 - 20h09min

O servidor Marcos Aurelio Heylmann, de 54 anos, popularmente conhecido como “Ximbu” foi afastado do cargo que ocupava na Prefeitura. No sábado, ele foi preso em flagrante pelo crime de importunação sexual, durante a 16ª Feira do Mel, Rosca e Nata. Na ocasião, o funcionário público foi acusado de ter cometido o crime contra uma menina de 15 anos.

Depois de ter sido preso em flagrante, Ximbu ficou por cerca de 48 horas preso, mas acabou liberado pelo Poder Judiciário na tarde de segunda-feira, após passar por audiência de custódia, em Porto Alegre. A expectativa é de que o inquérito policial seja concluído nos próximos dias e o servidor deverá responder em liberdade.

Em nota, a Prefeitura informou que abrirá uma sindicância para “investigar a postura do servidor público e prestará apoio às equipes da Polícia Civil encarregadas do caso”. Se indiciado, ele deverá ser e enquadrado em dois artigos da Lei Municipal e, consequentemente, demitido.

De acordo com o delegado Fábio Motta Lopes, titular da Delegacia de Ivoti, o servidor já tinha um antecedente criminal por ato obsceno. “No depoimento após a prisão, ele alegou ter sido absolvido e também nega que tenha importunado a menor. A vítima relatou que sabia de outras mulheres que também haviam sido vítimas dele, mas não há nada de oficial até o momento”, explica.

Apesar da ausência de outro antecedente, o delgado não descarta que Ximbu seja o chamado ‘criminoso contumaz’ na prática deste tipo de crime e pede que, eventuais outros casos, sejam registrados. “O ideal é que essas possíveis vítimas denunciem. Neste caso, serão abertas novas investigações, porém, até o momento, não existe nada de oficial neste sentido”, destaca.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.