Conecte-se conosco

Região

INÉDITO: Voluntários do Hospital de Dois Irmãos construirão um lar de longa permanência no município

29/07/2023 - 18h06min

Atualizada em 30/07/2023 - 10h14min

Neusa, presidente da Associação, fez o anúncio na tarde deste sábado durante a abertura do Chá (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Na tarde deste sábado (29), durante a abertura do 7º Chá dos Voluntários do Hospital São José de Dois Irmãos, que aconteceu no ACTG Portal da Serra, bairro União, a presidente Neusa Theresinha Meurer fez um grande anúncio:

Após se dedicar exclusivamente à Casa de Saúde desde 2013, os voluntários, agora, construirão um lar de longa permanência para os idosos no município. 

Ele atenderá diversas cidades da região, de forma totalmente gratuita. Conforme preconiza a legislação, para implantar a instituição são necessários 100 mil habitantes e, por isso, contemplará cidades dos arredores. Mas uma coisa é certa: a sede ficará em Dois Irmãos. 

A integralidade do projeto ainda não foi divulgada, mas ele terá duas modalidades: podendo os idosos ficar na casa 24 horas ou, ainda, somente durante o dia e, à noite, retornar com os familiares – como uma espécie de ‘creche’ para os avós.

A iniciativa é inédita e será modelo para o Rio Grande do Sul. Neusa disse que o lar surge em resposta à crescente demanda por cuidados adequados e de acolhimento à população idosa. “É fundamental oferecermos um espaço seguro, confortável, de respeito, carinho, para que aqueles que já contribuíram ao longo de sua vida.

A presidente pontuou que a Associação é uma entidade com grande potencial para implantar e liderar o projeto – que está sendo encaminhado junto ao Governo Federal e do Estado. “As ações solidárias demonstram o comprometimento em fazer o bem para essa comunidade. E ao fazer esforços para ajudar os idosos, a Associação poderá fazer a diferença de maneira ainda mais significativa.”

Emocionada, Neusa frisou que o objetivo é deixar um legado para as futuras gerações, “mostrando que a idade avançada é uma fase na vida que merece ser vivida com dignidade e afeto”.

O prefeito Jerri Meneghetti participou do evento e enfatizou a grandiosidade do grupo por tudo o que já fizeram por Dois Irmãos. “Notícia maravilhosa. Somos gratos por ter essa entidade no nosso Município. Parabéns a toda equipe, esse amor que essas pessoas têm pela cidade faz Dois Irmãos ser esse lugar especial.

Cátia Siqueira, coordenadora da Unidade Especial de Atenção ao Idoso da Secretaria de Assistência Social do Estado, também esteve presente. “Essa causa é muito justa. Nós vivemos num Estado mais envelhecidos do país. Alguém tem medo de depender na velhice? É com essa preocupação que essas voluntárias estão preparando, organizando este lar.

Cátia Siqueira, representando o Estado, e prefeito Jerri, falaram da grandiosidade do projeto e parabenizaram a Associação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.