Conecte-se conosco

Região

Voluntários de Herval e Dois Irmãos vão novamente ao Vale do Taquari neste sábado

16/09/2023 - 08h43min

Atualizada em 16/09/2023 - 08h58min

Voluntários de Dois Irmãos foram a Muçum no sábado passado (FOTO: Mariana Giacomet / PMDI)

Grupo de Morro Reuter foi a Muçum na terça-feira

Por Cleiton Zimer

Solidariedade e empatia são as chaves para que, vagarosamente, as famílias do Vale do Taquari possam recomeçar. E tal qual aconteceu no último final de semana, neste sábado (16) dezenas de voluntários de Santa Maria do Herval e Dois Irmãos vão ir para a região ajudar na limpeza e reconstrução dos locais atingidos pelas fortes chuvas, entre os dias 4 a 6 de setembro.

De Dois Irmãos estão saindo dois ônibus, já lotados, através da ação “Dois Irmãos solidária”. Também na segunda-feira (11), foi o segundo caminhão com doações recebidas através da comunidade. Além disso, empresas do Município levaram itens diretamente, assim como o Corpo de Bombeiros.

A arrecadação de roupas e alimentos, conforme a Defesa Civil Estadual, está suspensa temporariamente, pois o estoque destes itens está momentaneamente atendido. “Estamos em constante contato com as autoridades e órgãos das cidades atingidas, e no momento pedimos uma pausa nas doações, para sermos mais assertivos nos itens para auxiliar na reconstrução das vidas no Vale do Taquari”, disse Léo Büttenbender, secretário de Desenvolvimento Social e Habitação de Dois Irmãos.

Muita ajuda vinda do Teewald

O Município de Santa Maria do Herval, através de seus moradores, também tem se mostrado extremamente solidário. No sábado passado foi uma equipe para ajudar na limpeza de Roca Sales e, neste, irá um ônibus grande, já lotado. De acordo com a secretária de Saúde, Tania Vier, quem quiser se disponibilizar pode entrar em contato que o nome será colocado na lista para uma próxima ida. “Pois isso vai longe.” – 051 9 9262-2981.

Dezenas de produtos doados também já foram levados. No total foram cinco caminhões das empresas Eletroserra, Kunst, Berg, Gabriel e Ritter.

Morro Reuter fazendo a diferença

Voluntários de Morro Reuter foram para Muçum na terça-feira (FOTO: PMMR)

Na terça-feira (12) um grupo de voluntários de Morro Reuter saiu às 5h em direção a Muçum. A iniciativa partiu da Prefeitura com a empresa Kieling Supermercado e Transporte – disponibilizando transporte gratuito. Eles ajudaram na limpeza e organização de donativos.

Formas de ajudar

O governo do Estado estabeleceu uma chave PIX para receber as doações. Os valores serão geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária.

PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul

CNPJ: 92.958.800/0001-38

Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Contribuições financeiras para prefeituras

Também é possível fazer PIX para contas oficiais disponibilizadas pelas prefeituras da região.

As chaves PIX de CNPJ são as seguintes:

Cidade de Encantado – Associação Cultural Encantado

PIX CNPJ: 11.330.190/0001-21

Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales

Cidade de Muçum – CDL Câmara de Dirigentes Logistas

PIX CNPJ: 93.856.813/0001-69

Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales

Cidade de Roca Sales – Gabinete do prefeito

PIX CNPJ: 88.187.935/0001-70

Banco: Caixa Econômica Federal

47 mortos

– Muçum (16)

– Roca Sales (10)

-Cruzeiro do Sul (5)

– Lajeado (3)

– Estrela (2)

– Ibiraiaras (2)

– Colinas (2)

– Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo, Santa Tereza e Bom Retiro do Sul (uma pessoa em cada cidade).

Conforme a Defesa Civil, ao todo 348 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e enchentes em 100 municípios. Desses, 3.130 foram resgatadas, 4.892 ficaram desabrigadas (sendo que 2.318 seguem desabrigadas), 20.959 foram desalojadas e 940 ficaram feridas.

Quatro pessoas ainda estão desaparecidas em Muçum, duas em Lajeado, uma em Roca Sales, em Arroio do Meio e uma também em Encantado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.