Conecte-se conosco

Cadernos

Uso excessivo do computador, Smartphone e TV faz mal aos olhos?

08/05/2019 - 16h07min

Por Itamara Scherer, da Óptica Santa Luzia

O uso em excesso de aparelhos eletrônicos pode causar sérios danos à visão: Síndrome Visual associada ao uso do Computador (CVS) e o agravamento da miopia e da hipermetropia. Podem ocorrer também problemas metabólicos, como obesidade e sedentarismo.

A (CVS) é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição prolongada dos olhos às telas dos computadores. Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador apresenta o risco de desenvolver a Síndrome. Os principais sintomas são: olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes; coceira, fadiga, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade em conseguir foco e enxaquecas.

O uso dos monitores atinge, em cheio os que possuem miopia, hipermetropia e astigmatismo e não usam óculos quando estão em frente à TV e ao computador, pois o uso excessivo aumenta o esforço do músculo ocular, que leva à fadiga antecipada. Miopia é a condição em que os olhos enxergam objetos que estão pertos, mas não são capazes de enxergar claramente os que estão longe.

A hipermetropia ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize, na retina, os objetos colocados próximos ao olho. Já o astigmatismo prejudica a visão dos objetos que estão longe e causa fadiga no uso prolongado da visão em atividades de perto, por exemplo, leitura, escrita e no uso do computador.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.